Comunicação e Relacionamento: tema abordado com os Professores da Rede Municipal de Ensino

Aconteceu nesta última terça-feira (12), o encontro com os Professores do Ensino Fundamental Anos Finais, com o Palestrante Osvaldo Damasceno. Estiveram presentes trinta e cinco professores para participar, estudar, ouvir e aprender um pouco mais sobre Comunicação e Relacionamento. Inicialmente Osvaldo fez a apresentação de sua biografia: Analista Judiciário Aposentado, Juiz de Pais, Bacharel em Direito, Licenciado Pleno em Ciências Sociais, palestrante, Terapeuta, Master e Treiner em PNL e Treiner em Neuro Semântica com Certificação Internacional e ainda contou um pouco de sua trajetória de vida. Apresentou os conceitos de comunicação e relacionamento, as sete funções básicas da comunicação, os tipos básicos da comunicação, os requisitos básicos para o bom diálogo e o diagrama da comunicação, onde sete por cento é expressão oral, trinta e oito por cento é tom de voz e cinquenta e cinco por cento é comunicação não verbal. Finalizou a palestra com a citação de Alfred Korzybski: “Há duas maneiras de se deslizar facilmente pela vida: acreditar em tudo ou duvidar de tudo. Ambas, nos poupam de pensar.” “Esse momento foi muito importante para nós que trabalhamos em educação. Precisamos estar sempre estudando, discutindo e aprimorando nossa forma de comunicar, afinal lidamos todo dia o dia todo com inúmeras e diferentes pessoas e o palestrante nos mostrou que comunicação e relacionamento são garantias de sucesso em qualquer relação humana, o caminho mais curto para o desenvolvimento e ainda contribuem para o crescimento conjunto. Esse estudo foi bastante produtivo”, afirma a Coordenadora Silvana.

Data de Publicação: quarta-feira, 13 de setembro de 2017