Unidades Municipais de Ensino participam do 3º Concurso de Redação, promovido pela Defensoria Pública da União

As Unidades Municipais de Ensino Fundamental Elisa Paiva, Antônio Azeredo Coutinho, Santa Luzia, Santo Antônio, Alto Monforte e Mata Fria, estão inscritas no 3º Concurso de Redação, promovido pela Defensoria Pública da União. Quem está desenvolvendo as atividades com os alunos são as Professoras da Disciplina de Língua Portuguesa, através de debates, dinâmicas, ilustrações, visualização de vídeos, confecção de cartazes, leitura, debates e por fim a produção de texto – redação para envio. Com o tema ‘Mais Direitos, Menos Grades!’, a Defensoria Pública da União, tem como proposta colocar em debate questões relacionadas à educação e à cidadania. O prazo de envio das redações é o dia 5 de setembro. Entre os pré-requisitos para a participação das escolas e a aceitação das redações estão destacados pontos como: originalidade, respeito ao número de linhas (20 a 30 linhas), referência ao tema do concurso - ‘Mais direitos, menos grades!’, e, por fim, o envio das redações no formulário disponível no site do concurso até o dia 5 de setembro. Os vencedores em primeiro lugar em todas as categorias receberão um tablet. Em relação às pessoas em situação de privação de liberdade e aos alunos em cumprimento de medida socioeducativa, o prêmio será entregue no dia em que forem soltos. Cada uma das três escolas vencedoras receberá um certificado de premiação e R$ 10 mil, a ser aplicado em equipamentos em proveito dos alunos. O resultado final do certame será divulgado até o dia 17 de novembro. A entrega dos prêmios ocorre no dia 15 de dezembro, em cerimônia na sede da DPU em Brasília e nas demais unidades nos estados. “Trabalhar esse tema com os alunos foi uma experiência bem interessante. Procuramos de maneira bem lúdica e divertida, abordar esse assunto que é bem “doloroso” em nosso país. Os textos sugeridos pelo concurso, além de subsidiar as discussões nas salas de aula durante o processo ensino-aprendizagem, igualmente auxiliarão os educandos no domínio e compreensão do tema, sendo instrumentos de grande importância na formação de sua cidadania e na conscientização quanto ao problema carcerário brasileiro”, afirma a Professora Scynthia Padovani Bernabé, da UMEF Santa Luzia.

Data de Publicação: segunda-feira, 28 de agosto de 2017