Alunos da UMEF Elisa Paiva realizam uma entrevista com Arquiteta Conceiçoense

Aconteceu no dia 03 de agosto do corrente, no auditório da UMEF Elisa Paiva, uma Entrevista com os alunos dos 7º anos, de forma interdisciplinar com Geografia e Matemática. A Entrevistada foi a Arquiteta Conceiçoense – Sabrina Vargas Jubini, juntamente com sua estagiária Sabrina Dalvi, estudante de Arquitetura, também Filha de Conceição do Castelo e ex-alunas da UMEF Elisa Paiva. O assunto abordado foi o Planejamento das Cidades e os Problemas causados pela Urbanização desenfreada, visto que estudaram sólidos geométricos, escala, proporção e urbanização, nas aulas anteriores. Os alunos prepararam algumas questões para serem respondidas pela entrevistada, tais como: Há quanto tempo você é Arquiteta? O que te motivou a escolher o Curso de Arquitetura? O que se estuda em um Curso de Arquitetura? Quais a matérias/disciplinas mais estudadas? Onde o Arquiteto atua/trabalha? Aqui em Conceição do Castelo o campo de trabalho do arquiteto é grande? Você indica as pessoas a estudarem Arquitetura? Para ser Arquiteto, tem que gostar de fazer o quê? Você considera nossa cidade – Conceição do Castelo bem planejada? Por que? Na sua opinião, quais os maiores problemas que a falta de planejamento causa à cidade? Quando falamos de acessibilidade, qual o papel do Arquiteto? Para ser considerada bem planejada, o que uma cidade deve ter? Cite um exemplo de uma cidade bem planejada que você conhece? Quais os benefícios de uma cidade bem planejada? A entrevistada trouxe relatos de suas visitas à outros países como Buenos Aires, assim como à estados brasileiros com regiões bem planejadas e regiões nada planejadas. Apresentou também alguns instrumentos como escalímetro, bolômetro, gabarito sanitário, esquadros e papel milimetrado. Apresentou também algumas curiosidades de Oscar Niemeyer. “A experiência de trazer essa profissional e sua estagiária para conversar com os alunos foi uma experiência emocionante e demasiadamente enriquecedora. Os alunos puderam perceber que muito dos assuntos que estudam na sala de aula, tem aplicabilidade na vida real e nos levou a pensar a necessidade de pensarmos e participarmos da planejamento de nossa cidade”, afirma a Professora Marcelene Rute Belisario.

Data de Publicação: terça-feira, 15 de agosto de 2017