Dinamizando o estudo da Tabela Periódica

O estudo da Tabela periódica através da “decoreba” já ficou ultrapassado. Este método foi muito usado por professores e consistia na tarefa do aluno em memorizar todos os elementos e seus respectivos símbolos atômicos. Como se não bastasse, eram cobrados também a ordem em que aparecem: família e período. Em alguns casos, o aluno tinha que saber de cor a massa e número atômico, ou seja, ao menos que este seja um gênio da memorização, é impossível dizer ao pé da letra as propriedades de todos os elementos. A dificuldade de memorizar estes critérios se explica pela enorme variedade de elementos presentes na tabela, uma vez que já somam 114 e com o passar do tempo são descobertos novos, por isso este método de aprendizagem, exposto acima, fica ultrapassado. Com o objetivo de dinamizar o estudo da Tabela Periódica, a Professora Jhulle Dela Costa Guarnier, desenvolveu vários jogos sobre o tema com seus alunos das 8ª séries na UMEF Elisa Paiva. Inicialmente, várias atividades escritas de reconhecimento dos elementos da Tabela foram realizadas. Em seguida, os alunos foram divididos em duplas e trios, receberam alguns comandos da professora e um prazo para pensarem em um jogo envolvendo os elementos químicos presentes na Tabela e elaborarem regras. Terminada a etapa da elaboração dos jogos, cada grupo apresentou seu jogo para a turma e tiveram um tempo para usarem/jogarem os jogos dos colegas. As turmas também trocaram os jogos entre si. Reconhecendo que esse atividade foi muito produtiva e provocou grande envolvimento dos alunos, a Pedagoga do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, convidou os alunos para apresentarem suas produções aos professores da Área das Ciências da Natureza, no planejamento coletivo, que acontece quinzenalmente na SEMED, pensando em valorizar o trabalhos da professora e dos alunos e ainda como sugestão para ser utilizada com os alunos das outras Unidades. “Percebi muita criatividade, envolvimento e domínio tanto das regras dos jogos quanto dos elementos da Tabela Periódica. De uma forma divertida, os objetivos da professora foram atingidos e os alunos sentiram-se realizados em poder socializar e divulgar suas ideias. Parabenizo a iniciativa da professora, bem como as produções dos alunos, que apreenderam de fato do conteúdo”, afirma a Pedagoga.

Data de Publicação: segunda-feira, 31 de julho de 2017