Dia do Agricultor é trabalhado na UMEF Santa Luzia

Em 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor, data em que é reconhecida a atuação dos profissionais de uma das mais importantes áreas da economia. E os Professores da UMEF Santa Luzia, trabalharam com os alunos do 6º ano à 8ª série, atividades pedagógicas com o objetivo de provocar reflexões acerca desta tão importante data, considerando que nosso município tem a base econômica na agricultura. As atividades consistiram na leitura, reflexão e debate de textos, produção de poesias e acrósticos, confecção de murais temáticos, confecção de maquetes que retratam o meio rural e para finalizar um café compartilhado com produtos da agricultura familiar. Foi enfocado também com os alunos que o Dia do Agricultor é celebrado em 28 de julho, data criada em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek. O agricultor possui uma ampla relevância na economia brasileira e também para a população mundial, pois é a sua atividade que propicia a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores, tais como arroz e feijão. Por esse motivo, a homenagem aos agricultores, além de justa, é necessária, pois faz referência a um dos mais relevantes serviços prestados para a sociedade. Podemos dizer que a profissão ou o exercício do agricultor é uma das mais antigas da história da humanidade, haja vista que a agricultura constituiu-se no período Neolítico há mais ou menos 10 mil anos. Com isso, foi permitida a sedentarização do ser humano, ou seja, o fim da prática nômade, o que alicerçou as primeiras bases para a formação das civilizações e sociedades. “Procuramos inserir a temática do Dia do Agricultor, em nossos conteúdos já programados para o trimestre, pois acreditamos que nossos alunos podem sentir-se ainda mais pertencentes à sua comunidade agrícola e valorizá-la. E esse dia pode ser considerado uma homenagem justa estabelecida em prol dos trabalhadores e produtores do campo”, afirma a Professora de Língua Portuguesa Scynthia.

Data de Publicação: sexta-feira, 28 de julho de 2017