Aparelho Digestório representado de forma divertida nas aulas de Ciências

Estudando o conteúdo, “A digestão dos alimentos”, a Professora Emiliana Pancoto da Disciplina de Ciências, trabalhou com os alunos do 8º ano da UMEF Alto Monforte, uma atividade de representação do Sistema Digestório, utilizando como material, massinha de modelar. Inicialmente a professora explicou como acontece o processo de digestão de proteínas, carboidratos, lipídios e como ocorre no sistema digestório que pode ser entendido como um tubo que se inicia na boca, continua pela faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, terminando no ânus. Teve enfoque também, os processos de mastigação, deglutição, as funções do esôfago, estômago, dos intestinos delgado e grosso e uma importante reflexão sobre os distúrbios alimentares – anorexia, bulimia e o comer compulsivo, bem como a necessidade de tratamento especializado e o apoio da família e de amigos na recuperação desses distúrbios. “Para finalizar os estudos, propus aos alunos que produzissem uma representação do caminho do alimento no corpo humano, evidenciando todo o caminho por onde o alimento passa. Penso que o objetivo da atividade foi alcançado, pois os alunos demonstraram muito interesse em realizar e ainda apresentar verbalmente para os demais alunos os órgãos que compõe o aparelho digestório”, afirma a professora Emiliana.
Departamento de Esporte Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo

Data de Publicação: quinta-feira, 29 de junho de 2017