Município de Conceição do Castelo inicia vacinações contra a Febre Amarela

A partir de hoje (20/01/2017) a vacinação contra a Febre Amarela já está disponível para a população do município de Conceição do Castelo. A vacinação é gratuita e estará sendo realizada na zona rural, começando por Mata Fria e Pindobas 4 e se estendendo por todo o interior do municipio e na área urbana nas unidades Adila de Almeida e Dr. Nilzio José da Silva, de 08:00 às 15:30 hs, todos os dias da semana, até que toda a população do municipio esteja vacinada. Não é necessário correria aos postos de vacinação, a vacina é cautelar (bloqueio) da doença. As pessoas acima de 60 anos deverão ter laudo médico liberando a vacina, já estamos com duas médicas atendendo a zona rural e a partir de Segunda-feira teremos mais dois profissionais médicos atendendo, um na unidade Sanitária de Dr. José da Silva e na Unidade Adila de Almeida de 08:00 as 16:00 hs. A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti. A prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação, assim recipientes como caixas dágua, latas e pneus contendo água limpa devem ser evitados. Recomenda-se tomar medidas preventivas como uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo, além de comparecer ao posto de saúde do município para tomar a vacina. Caso alguém apresente alguns dos sintomas apresentados acima, recomenda-se procurar o posto de saúde do município imediatamente.

Data de Publicação: sexta-feira, 20 de janeiro de 2017