ACS´s - Agentes Comunitários de Saúde receberam novos uniformes e realizaram o fechamento mensal das atividades

Nesta quarta-feira (30) aconteceu a reunião na Unidade de Saúde Adila de Almeida para o fechamento mensal das atividades realizadas em prol do atendimento à saúde municipal e entrega dos novos uniformes adquiridos para 30 agentes comunitários que compõem o quadro da prefeitura. O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE tem um papel relevante na comunidade em que reside e atua. Ele é o elo de ligação entre os moradores e a Estratégia Saúde da Família (ESF). Por residir na localidade de atuação, ele conhece, realmente, os problemas enfrentados pela comunidade, as demandas e necessidades peculiares de cada morador. O ACS tem conhecimento de que a saúde é o resultado das condições de vida, do acesso ao trabalho, à moradia e à alimentação. A educação em saúde pressupõe uma combinação de oportunidades que favoreçam a promoção e a manutenção das condições que propiciem o bem-estar físico e psicossocial dos indivíduos e o acesso aos serviços de saúde. Os ACS desempenham vários trabalhos em sua comunidade, como: realizam mapeamento de sua área, por meio da visita domiciliar; acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; cadastram as famílias e atualizam permanentemente esse cadastro; desenvolvem ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças; identificam indivíduos e famílias expostas a situações de risco, bem como áreas de risco; orientam as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando, agendando consultas, exames ou atendimento odontológico, estão sempre bem informados e relatam aos demais membros da equipe a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco, entre outras. A Prefeitura parabeniza os serviços prestados pelos Agentes Comunitários de Saúde de Conceição do Castelo. Lembre-se seu trabalho é fundamental para melhoria e qualidade da saúde local.

Assessoria de Comunicação e Publicidade PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Postagem por: P

Data de Publicação: quarta-feira, 30 de novembro de 2016