Reunião de Monitoramento e Avaliação do PME foi realizada com sucesso nesta quinta-feira (20)

Aconteceu nesta quinta-feira (20), uma importante reunião por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Comissão do Plano Municipal de Educação de Conceição do Castelo juntamente com os participantes inseridos no acompanhamento, monitoramento e avaliação do PME. E contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Regilane Daré dos Santos, da equipe de coordenadores da educação, professores, diretores e autoridades locais. O grande desafio é construir em todo o Brasil a unidade nacional em torno de cada uma das 20 metas, o que começa na busca de acordos em torno de algumas premissas importantes para o processo de pactuação. Também é fundamental considerar que o PME deve ser do município, e não apenas da rede ou do sistema municipal. O Plano Municipal de Educação é de todos que moram no município; portanto, todas as necessidades educacionais do cidadão devem estar presentes no Plano, o que vai muito além das possibilidades de oferta educacional direta da Prefeitura. Também não se trata do plano de uma administração da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Educação, pois atravessa mandatos de vários prefeitos e dirigentes municipais de educação. O trabalho pressupõe o envolvimento das três esferas de gestão (federal, estadual e municipal) e de representações dos diversos segmentos da sociedade, mas não deixa de conferir peso e importância ao papel dos dirigentes municipais. Para assegurar qualidade e dar peso político ao Plano, é desejável que o Prefeito e seus secretários assumam papel de destaque, como importantes lideranças na construção das decisões que vincularão o projeto educacional com o projeto de desenvolvimento local. A avaliação e o monitoramento devem ocorrer de maneira efetiva, porque ajudam a apontar as necessidades de fortalecimento das áreas educacionais, além de possibilitar o uso dos Indicadores da qualidade na Educação para o acompanhamento de suas metas e estratégias.

Assessoria de Comunicação e Publicidade PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Postagem por: P

Data de Publicação: sexta-feira, 21 de outubro de 2016