Aequus Consultoria realiza avaliação resumida sobre as finanças dos Municípios Capixabas para os primeiros meses de 2016

A Aequus Consultoria por meio de sua Diretora, Tânia Mara Cursino Villela promoveu um panorama dos gastos e finanças dos municípios do Espírito Santo nos primeiros cinco meses de 2016. O documento, que está abaixo em anexos, mostra em números quanto as cidades arrecadaram no ano de 2015 e 2016. Ele também estará disponível na fanpage da prefeitura no link: https://www.facebook.com/Prefeitura-Municipal-de-Conceição-do-Castelo-586805734816601/?fref=ts. A economista Tania Villela, responsável por editar o anuário, explicou que o material ajuda a administração pública e a população a entender a situação econômica do estado. "O anuário mostra a situação de 2015 e 2016, mas eu queria ressaltar que o drama dos municípios capixabas começou até antes dos municípios nacionais, do Brasil como um todo", disse. Segundo Tania, as dificuldades econômicas começaram com a redução do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2013. "Isso fez com que o Fundap perdesse força e os municípios perdessem receita. Houve uma queda de 11% do ICMS do estado e uma parte disso é repassada para os municípios", afirmou. Publicação O anuário é distribuído gratuitamente para as prefeituras e órgãos públicos. Os interessados em ter acesso ao material devem acessar o site da consultoria responsável pela publicação nas próximas semanas. A publicação aborda indicadores sobre as receitas com impostos, transferências, royalties, além de apresentar os gastos com pessoal, custeio, Saúde, Educação, Assistência Social, utilizando como base os dados disponibilizados pelos próprios municípios. Perspectivas para resto do ano de 2016 De modo geral, as perspectivas para 2016 são incertas, com maior probabilidade de a conjuntura econômica não ser alterada de forma significativa e de se prosseguirem as perdas nas arrecadações dos três níveis de governo. As projeções do Banco do Brasil, para 2016, são de um PIB menor de 3,88%, praticamente o mesmo desempenho de 2015, de -3,8%. Para 2017, espera-se uma estabilidade, com uma variação do PIB de apenas 0,5% para cima.

ANEXOS:

Assessoria de Comunicação e Publicidade PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Postagem por: P

Data de Publicação: quinta-feira, 30 de junho de 2016