Cultura e tradição simbolizaram os 50 anos da Festa da Fruta em Conceição do Castelo

Aconteceu neste final de semana (27 à 29 de maio) a tradicional Festa da Fruta, que este ano completou 50 anos de realização na comunidade de Santa Luzia, em Conceição do Castelo. Em meio a uma variedade de exposição de frutos típicos da região conceiçoense, a festa foi realizada com muito sucesso e grande número de público todos os dias. A festa é promovida pelo Conselho de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade de Santa Luzia em parceria com a Prefeitura de Conceição do Castelo, a festa tem suas origens em uma crença antiga, que segundo os costumes dizia que a ingestão simultânea de determinadas frutas, juntamente com leite, faria com que as pessoas passassem mal. Assim, algumas pessoas da época decidiram promover um pequeno evento no qual foram servidas vitaminas feitas à base de leite e frutas, hoje bastante comuns nas dietas diárias. O pequeno evento se tornou uma festa tradicional em toda a região, é chegou neste ano de 2016 a sua edição de número 50. O evento deste ano teve início na sexta-feira (27), com uma missa em ação de graças pelos frutos. Já no sábado, a principal atração da noite foi o show nacional da banda Bonde do Forró que agitou o público com seu repertório novo o bar do bonde. Antes, às 15h, houve palco livre e apresentação do Projeto Cantar. A banda Os Santannas também realizou sua apresentação.
No domingo, a programação recomeça às 09h, com o início da exposição de frutas que todos os anos traz um colorido ao evento. Houve também a participação de produtores rurais de todo o Estado que expôs seus frutos e concorrem a diversos prêmios. A principal atração da exposição de frutas foi a tangerina ponkan, importante produto da região, que é uma das principais produtoras do fruto no Estado.
Ainda no domingo, aconteceu o corte da torta em comemoração aos 50 anos da festa e a distribuição de sucos e vitaminas que foi outra novidade da festa, já que relembra o motivo pelo qual teve início a tradição. Marco importante da festa foi sendo dúvida a exposição de antiguidades: carro de boi, estaleiro e serrador. A programação contou ainda com o sorteio de um Fiat Strada zero quilômetro, além de um prêmio extra de R$ 2 mil. Durante o dia houve show musical com a Dupla Mateus e Raione, banda Os Santannas e fechando a programação da festa, show com a Banda Beijo com Mel.

Assessoria de Comunicação e Publicidade PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Postagem por: P

Data de Publicação: segunda-feira, 30 de maio de 2016