SEMED realiza Seminário Municipal de Educação do Campo: Discutindo Pedagogias Alternativas

A Secretaria Municipal de Educação por meio das Formadoras de Base do Curso Escola da Terra Capixaba, Dalva Elena Guarnier e Maria Rosania Stofel e da Coordenadora do Ensino Fundamental II, Silvana Martins de Carvalho, realizou ontem, dia 25 de abril de 2016, no Salão Paroquial da Igreja Matriz o Seminário Municipal de Educação do Campo: Discutindo Pedagogias Alternativas. O Seminário teve por objetivo dimensionar conceitual e legalmente a Educação do Campo e Escola da Terra, discutindo as especificidades socioculturais, políticas e pedagógicas da escola do campo em sua relação com as lutas coletivas por educação pública de qualidade para todos. Na perspectiva do que é proposto para o fortalecimento da Educação do Campo foram realizadas apresentações culturais com os oficineiros de Sanfona e Viola do CRAS, Mateus Ferreira e Edmar Nalli, mostrando a importância do resgate de nossa cultura.
O momento do lanche, intitulado “Café com Viola”, também, foi uma forma de valorizar os produtos de cada Comunidade onde estão inseridas nossas Escolas do Campo. Cada uma colaborou com produtos que são típicos na região e assim pudemos degustar diversos derivados do inhame (Mata Fria), caldo de cana, mexerica e banana cozida (Santa Luzia), mandioquinha frita e batata doce cozida (Angá), bolo de fubá (Alto Monforte), biscoito frito (Santa Tereza), massa de pastel frita - “pele de sapo” (Indaiá) e leite (Santo Antônio do Areião). Para fazer o resgate histórico da Educação no Brasil contamos com a presença do professor de História e diretor da UMEF Elisa Paiva, Sebastião Thezolin. Após, tivemos a presença de duas professoras aposentadas, Inês Fiorido de Melo e Maria José de Oliveira Sossai, que apresentaram relatos de experiências como professoras de escolas multisseriadas.
Dando continuidade ao evento as Formadoras de Base do Curso Escola da Terra Capixaba, Dalva e Maria Rosania, falaram sobre a Resolução CEE Nº 3.777/14 que em seu capítulo III trata da Educação do Campo e abordaram a História das Escolas Multisseriadas no Brasil, assim como, o Currículo, os Saberes e as Práticas Docentes, fazendo um paralelo entre as práticas citadas nos relatos de experiências e as propostas atuais de Educação do Campo.
O Seminário contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Regilâne Daré dos Santos, Ex-Secretário Municipal de Agricultura, Válber de Vargas Ferreira, representantes de Comunidades Rurais e 80 professores da Rede Municipal de Educação, entre cursistas da Formação Escola da Terra Capixaba e demais professores atuantes nas Escolas do Campo de Conceição do Castelo-ES.

Assessoria de Comunicação e Publicidade PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Postagem por: P

Data de Publicação: quarta-feira, 27 de abril de 2016