Servidores do município fazem curso em Vitória com o tema: Novas prestações de contas anuais a enviar ao TCE/ES em 2016

Os servidores da Prefeitura de Conceição do Castelo, ANTELMO CARDOSO, Chefe da Unidade Central de controle Interno, ANDERSON PASCOAL GUARNIER, chefe de patrimônio e JOSELY SOARES DA SILVA contadora participaram em Vitória nos dias 25 e 26 de fevereiro do curso NOVAS PRESTAÇÕES DE CONTAS ANUAIS A ENVIAR AO TCE/ES EM 2016. Essa área de Prestação de contas anuais e contabilidade pública têm sofrido muitas modificações nos últimos exercícios e por isso mesmo tem trazido um grau de dificuldades muito grande para os municípios, acompanharem até mesmo em razão da escassez de recursos públicos em consequentemente de recursos humanos. Neste exercício (2016) pela primeira vez a PCA será encaminhada via sistema CIDADES WEB, ou seja tudo informatizado e pelo Programa criado pelos Tribunal de contas, ou seja, é tudo diferente da PCA/2015. Segundo informaram os servidores o cursos foi muito proveitoso e uma coisa ficou clara para eles, prestação de contas não é obrigação do contador, mas do prefeito com sua equipe de governo, é uma infinidade de relatórios, e cada Secretaria, Setor ou Órgão Gestor te de fazer sua parte. Curso foi promovido pela FEST – Fundação Espírito-santense de Tecnologia e o conteúdo Conteúdo: • Distinção entre processo de contas ordinárias; processo de contas extraordinárias; contas de governo; contas de gestão; relatório de gestão; relatório e parecer conclusivo do Controle Interno; unidade gestora. • Forma de apresentação das prestações de contas. • Contas dos Prefeitos e dos administradores e demais responsáveis. • Contas dos ordenadores de despesas das administrações diretas e indiretas dos poderes executivos municipais e estadual. • Contas dos ordenadores de despesas dos institutos próprios de previdência social. • Contas das mesas diretoras da assembleia legislativa e das câmaras municipais. • Contas dos ordenadores de despesas do ministério público, do tribunal de justiça, da defensoria pública e do tribunal de contas do estado do espírito santo. • Balanço orçamentário, balanço financeiro, balanço patrimonial; demonstração das variações patrimoniais; demonstração dos fluxos de caixa; demonstração das mutações do patrimônio líquido; e notas explicativas. • Relatório e parecer conclusivo controle interno. • Demonstrativo consolidado dos créditos adicionais contendo informações sobre os créditos abertos no exercício: lei autorizativa, instrumentos de abertura, natureza, valor e fonte de recursos utilizada, dentre outras informações. • Inventário anual dos bens móveis, dos bens em almoxarifado, dos bens intangíveis e dos bens imóveis. • Resumo do inventário de bens móveis. • Demonstrativo analítico das entradas e saídas de bens móveis. • Resumo do inventário de bens imóveis. • Demonstrativo analítico das entradas e saídas de bens imóveis. • Resumo do inventário do almoxarifado – material de consumo. • Demonstrativo analítico das entradas e saídas do almoxarifado de materiais de consumo. • Resumo do inventário do almoxarifado – material permanente. • Demonstrativo analítico das entradas e saídas do almoxarifado de materiais permanentes. • Termo de verificação de disponibilidades. • Demonstrativo de despesas liquidadas em ações e serviços públicos de saúde. • Demonstrativo de despesas liquidadas no ensino. O prazo de envio da Prestação de contas encerra dia 30 março de 2016.

Assessoria de Comunicação e Publicidade PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Postagem por: P

Data de Publicação: segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016