Prefeitura de Conceição do Castelo participou do 10º Encontro de Prefeitos Capixabas nesta quinta-feira, 25

O Prefeito, Saulo Belisário juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Regilaine Daré dos Santos participaram nesta quinta, 25, fevereiro do 10º Encontro de Prefeitos do Espírito Santo, realizado no Centro de Convenções de Vitória. O encontro contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar. Eles estarão abordando o novo ciclo do Plano de Ação Articulada (PAR) nesta sexta-feira, 26 de fevereiro. A educação infantil – primeira meta do Plano Nacional de Educação (PNE) – será a prioridade do novo ciclo do PAR que começa este ano e segue até 2019. O encontro contemplou nesta quinta-feira, 25 a capacitação e solução de problemas das prefeituras e a prestação de contas junto ao FNDE diretamente com técnicos e dirigentes da autarquia, que estiveram presentes para prestar atendimento individualizado aos agentes dos municípios. O evento tem objetivo de orientar prefeitos e secretários municipais sobre as vantagens do PAR e a necessidade de manter a prestação de contas em dia. “Esse atendimento especializado visa sanar os problemas que o gestor educacional enfrenta e ajuda a fortalecer as ações educacionais em todo o país”, afirmou o presidente do FNDE, Idilvan Alencar. Na avaliação da senadora Rose de Freitas, os prefeitos precisam ser auxiliados para que fiquem atentos à elaboração de projetos e não percam recursos a que têm direito. "Além disso, o Ministério da Educação e o FNDE estarão aqui para estimular as equipes das prefeituras, colaborar com a capacitação dos agentes municipais e mostrar ferramentas para qualificação da Educação no Espírito Santo. Estarão aqui também para ajudar a solucionar o problema da inadimplência dos municípios no setor", afirmou. Recursos - O novo ciclo do PAR prevê ainda o desenvolvimento de projetos de construção de creches e pré-escolas; aquisição de ônibus escolar; integração de controle e gestão da Educação que tratam das instalações, da acessibilidade e do projeto político-pedagógico das escolas; formação dos professores e finanças. A exigência por espaço para a construção das novas creches foi reduzida de 40m x 70m para 28m x 45m. De acordo com o MEC, os “projetos de ampliação de espaços já existentes, que devem custar menos e requerem tempo menor para serem construídos, também serão possíveis” nesta nova etapa do PAR. Saulo Belisário aproveitou a oportunidade e assinou mais convênio para o município, visando mais infraestrutura, desenvolvimento e crescimento para o Bairro Pedro Rigo; (convênio de pavimentação e drenagem de áreas do Bairro Pedro Rigo).

Assessoria de Comunicação e Publicidade PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Postagem por: P

Data de Publicação: quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016