Agricultura participou da comemoração dos 25 anos da Empresa Fibria no Programa da Poupança Florestal

Aracruz (ES) – Quando foi lançado, há 25 anos, o programa que pretendia incentivar o cultivo de eucalipto como fonte alternativa de madeira para a fábrica de celulose da Fibria e como forma de desenvolver o negócio florestal esperava responder por 5% do abastecimento de madeira da empresa. Duas décadas e meia depois, o Poupança Florestal respondeu, em 2014, por 30% do abastecimento da Fibria e o cultivo de eucalipto é a terceira atividade mais importante do agronegócio no Espírito Santo, depois do café e da produção animal. A celulose produzida a partir do eucalipto é o primeiro produto da pauta de exportações do agronegócio capixaba. A SMAMA – Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente por meio do Secretário, Válber de Vargas participou do evento e trouxe alguns dos dados destacados na solenidade de comemoração dos 25 anos do Programa Poupança Florestal, da Fibria, realizado na quarta-feira (25), novembro no Cerimonial Steffen, Serra (ES). A celebração também marcou o lançamento do portal www.poupancaflorestal.com.br, a partir do qual produtores que já são parceiros da empresa no cultivo de eucalipto e outros interessados no tema podem ter acesso a dicas técnicas, orientações sobre cultivo, legislação ambiental e sobre o funcionamento do programa. Reconhecimento Durante a solenidade, a Fibria premiou alguns produtores que vêm se destacando na parceria com a empresa. Foram premiados 10 produtores (cinco do Espírito Santo e cinco da Bahia) por terem se sobressaído em aspectos como produtividade, qualidade da madeira, restauração ambiental, longevidade da parceria com a empresa e outros. Eles ganharam um troféu confeccionado em madeira de eucalipto e um tablet. Um dos premiados foi Carlos Prest, de Marechal Floriano. “Quando comecei, plantei na parte mais fraca do terreno e tenho ótima produtividade de madeira. O eucalipto tem a capacidade de restabelecer a qualidade da terra, outro plantio após a colheita do eucalipto produz muito mais. Estou eufórico, esse prêmio só vai trazer motivação”, disse ele. A Fibria também prestou homenagem especial a Pedro Burnier, ex-diretor florestal da empresa e um dos mentores do Poupança Florestal. Foi na gestão dele que o programa foi criado. Burnier lembrou que, quando o programa foi concebido, a intenção é que chegasse a responder por 5% da madeira que abastece a fábrica, “mas achávamos que seria difícil, muitos não acreditavam”. Hoje o Poupança Florestal tem importante representatividade no abastecimento da Fibria: 30% em 2014. “Também conseguimos fazer o eucalipto subir a montanha”, observou ele, lembrando que no início os plantios eram concentrados em áreas planas. Outro homenageado do evento foi o supervisor da Fibria, Eduardo Martins Dan, que atua no Poupança Florestal há 25 anos, desde que o programa começou. Futuro da parceria O evento teve a participação do diretor florestal da Fibria, Aires Galhardo, que destacou a importância da parceria com os produtores, salientando que a madeira produzida por eles faz parte dos planos de diversificação da Fibria. A empresa estuda produzir, a partir da madeira, outros produtos que não apenas celulose e o eucalipto proveniente do Poupança Florestal será muito importante nesse processo. Também presente ao evento, o diretor de Tecnologia e Inovação da Fibria, Fernando Bertolucci, falou aos produtores sobre o futuro do Poupança Florestal. Segundo ele, a empresa traçou um Plano Diretor definindo critérios para fortalecimento e expansão das parcerias, além de objetivos relacionados a aumento da produtividade, preservação das florestas nativas e criação da cadeia de valor a partir de florestas plantadas, entre outros. O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, revelou que também planta eucalipto em sua propriedade e falou da importância da cultura no Espírito Santo que, segundo ele, é a terceira atividade mais importante do agronegócio. O secretário também lembrou que a celulose produzida a partir do eucalipto é o primeiro produto da pauta de exportações do agronegócio capixaba. O Programa O Poupança Florestal busca incluir o produtor rural no negócio florestal e conta atualmente com 1.580 produtores de eucalipto parceiros no Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Pelo programa de parceria, a Fibria e o produtor assinam um acordo, por meio do qual a empresa financia a produção florestal, com mudas, assistência técnica e os insumos necessários ao cultivo. O produtor entra com o manejo das plantações. O financiamento é por equivalência em madeira e o pagamento é feito somente no momento da colheita. O ciclo de cultivo leva em torno de sete anos e, quando colhida, a madeira é vendida para a Fibria a um preço que foi previamente estabelecido e corrigido ao longo do ciclo.
Fonte:http://www.fibria.com.br/midia/releases/fibria-comemora-25-anos-do-poupanca-florestal-e-premia-produtores-que-se-destacaram-no-programa/

Assessoria de Comunicação e Publicidade PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Postagem por: P

Data de Publicação: quarta-feira, 09 de dezembro de 2015