Novembro Azul ganha 40 atendimentos gratuitos de PSA TOTAL em parceria com o Sicoob

A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Castelo já iniciou o mês Novembro Azul prioritários para os homens na luta contra o câncer de próstata e diabetes. O movimento Novembro Azul, idealizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, trabalha na conscientização dos homens com relação aos cuidados com a saúde. Em 2015, centenas de ações ocorrerão em várias cidades do Brasil. Estão previstos Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos públicos de azul. A Prefeitura de Conceição do Castelo já está fazendo sua parte no foco da campanha, por meio dos profissionais da SMS – Secretaria Municipal de Saúde está sendo divulgada a programação nos pontos de referências, entre eles: Postos de Saúde, Hospital Municipal Nossa Senhora da Penha, prédio sede da Prefeitura e nas diversas secretarias municipais. E ainda por meio de uma parceria com o Banco Sicoob do município, o Novembro Azul estará disponibilizando todas as quartas-feiras do mês/novembro das 05h00 às 07h00 o atendimento aos homens dos município priorizando o PSA TOTAL acompanhado pelo médico Drº. Orlando Filette. Conforme a equipe da SMS serão disponibilizados 40 atendimentos gratuitos. Fique atento! Previna-se e participe. Sobre o Câncer de Próstata A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. - Estatísticas O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos. - Diagnóstico A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. - Fatores de Risco A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. - Prevenção Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Assessoria de Comunicação e Publicidade PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Postagem por: P

Data de Publicação: quarta-feira, 11 de novembro de 2015