Semana do Tropeiro em Conceição do Castelo é realizada com sucesso e muitas histórias contadas

A exposição na Casa do Artesão de Conceição do Castelo da Semana do Tropeiro foi realizada com muito sucesso neste último final de semana (16 a 18 de outubro) e atingiu um grande público. A iniciativa foi do colaborador e escritor conceiçoense Armando Garbelotto, que contou muitas histórias da vida dos tropeiros em comemoração a um ano de lançamento do livro Tropas & Tropeiros: O transporte a lombo de burros em Conceição do Castelo. Além da amostra do livro Tropas & Tropeiros, o ponto referencial foi a exposição de peças utilizadas pelos tropeiros dos mais variados utensílios. Armando Garbelotto realizou uma pequena homenagem aos tropeiros vivos: Alemão Andreão, José Paquiel, Felicío Botacin, Nelson Marcate, José Nelties Viana, Genésio Rosa e ainda trouxe para o público muitas homenagens em fotos para os tropeiros falecidos recentemente, o Sr. Remy Gomes, Djair Ferreira, Floriano Mariano e entre outros tropeiros que vivenciaram a história. Por fim houve um belíssima apresentação de músicas de raiz tocada por cantor da terra, Edmar Nalli, relembrando os melhores momentos da época dos tropeiros.
“Gostaria de parabenizar pela belíssima iniciativa do amigo Armando Garbelotto que além de escrever o livro "Tropas e Tropeiros" está realizando a primeira Exposição Tropeira em nosso município na Casa do Artesão. É de importância incalculável para a nossa cidade ter a oportunidade de aprender um pouco mais sobre essa histórica. Sendo assim mais uma vez eu bato na mesma tecla, pois uma grande parte do povo de nossa cidade não tem noção do poder que tem a sociedade organizada, bom seria se mais pessoas se empenhassem para mostrar o quanto é rica a nossa cultura assim como em alguns municípios vizinhos também tem as suas histórias preservadas, disse o estudante de Artes Visuais, Hiago Rocha da Cunha.
A Prefeitura de Conceição do Castelo por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer parabeniza ao Sr. Armado Garbelotto, conceiçoense, povo da terra pela iniciativa e organização desta Semana do Tropeiro em Conceição do Castelo. Esta ação tem uma importância enorme na cultura local e na preservação de nossas heranças, trazendo para a realidade momentos adormecidos com o passar do tempo.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Assessoria de Comunicação e Publicidade Fotos: Asscom P

Data de Publicação: segunda-feira, 19 de outubro de 2015