Sistema Pró-Rural da Comunidade de Indaiá é usado como modelo no ES

Com a finalidade de trocar experiências e de conhecer esse modelo utilizado pela CESAN, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa), por meio da Agência Reguladora e Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (ARSI), realizaram recentemente uma visita técnica ao sistema de água Pró-Rural na localidade de Indaiá, em Conceição do Castelo. Estiveram presentes nesta visita representantes da Agersa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro do Itapemirim, da ARSI, além do técnico Jair Freitas representante do Pró-Rural/Cesan e o Coordenador e o tesoureiro do Comitê Gestor de água. Em Cachoeiro do Itapemirim conhece a demanda e busca soluções para o saneamento rural deste município. A localidade de Indaiá é um caso de sucesso do Pró-Rural, onde a comunidade abraçou a gestão do sistema de água e segue sem ajuda financeira externa. O caso também foi tema de trabalho apresentado e premiado no Encontro de inovação de Cesan em 2012. “Através do exemplo de Indaiá, demostramos a importância da força da comunidade na gestão do sistema de água implantado e como é possível a universalização do saneamento, sempre com a participação social”, disse Márcia Azevedo, Gestora da Divisão de Saneamento Rural (I-DSR). Programa Pró-rural O Pró-Rural é um programa de saneamento Rural iniciado em 1991 e realizado por meio de parceria entre Cesan, Prefeitura Municipal e comunidade local. Nesta parceria cabe à Cesan oferecer suporte técnico/operacional para que a Prefeitura e comunidade realizem a operação e manutenção do sistema através da autogestão participativa. Em 2013, o programa foi implantado nos municípios de Pedro Canário, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Muqui e Serra. As comunidades atendidas pelo Pró-Rural são de pequeno porte, localizadas em áreas geograficamente isoladas, com população que varia de 50 a 1.500 habitantes. Além disso, pertencem aos municípios onde a Cesan possui concessão e onde não há viabilidade econômica para operação/manutenção pela Companhia.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Assessoria de Comunicação e Publicidade Fotos: Asscom P

Data de Publicação: quarta-feira, 14 de outubro de 2015