Trabalho voluntário e doações estão fazendo a diferença na saúde pública de Conceição do Castelo

Viver bem e ter saúde é anseio fundamental do ser humano, trata-se de um desejo universal independente de credo, cultura ou nacionalidade. É algo que interessa a todos sem distinção. Infelizmente, existe muito sofrimento cuja causa é a própria ação e/ou omissão humana, fazendo descaso para com o saúde pública. Mas em Conceição do Castelo com a força, dedicação e a boa vontade feita por meio de trabalhos voluntários e doações da sociedade presente em parceria com a Prefeitura Municipal, o Hospital Municipal Nossa Senhora da Penha vem cada vez mais se estrutura e melhorando para atender a população de forma padronizada, digna e respeitando a saúde humana. Quando dizemos que para formar cidadãos para um mundo melhor, não queremos só mencionar que precisa ser um doutor, engenheiro, ter muito dinheiro, nos preocupar somente com a parte técnica, mas sim, promover também o lado humano ajudando a pôr em pratica a sensibilidade juntamente com a tão falada humanização, buscando ser melhor e realizando ações voluntariadas e doações como está acontecendo em Conceição do Castelo. Pode parecer estranho, mas ainda existem sim aqueles que conseguem fazer a diferença por livre e espontânea vontade e sem esperar nada em troca. Podemos observar que uma boa parte do povo conceiçoense está busca uma outra realidade que eleva a motivação, vão de encontro com o preocupação com as pessoas, sensibiliza com o sofrimento do outro, podemos perceber estas situações também junto à sociedade a sua preocupação com o desenvolvimento, fazendo com que o ser humana sinta-se valorizado, adequando e trazendo infraestrutura para a saúde básica no município. A SMS – Secretaria Municipal de Saúde por meio da Prefeitura está muito motivada e otimista, pois através dos balanços feitos por tantos trabalhos voluntariados e doações nos dois últimos meses, todos prestados de forma espontânea trouxeram para os profissionais da saúde mais esperança e uma impulsionada nas situações do cotidiano em suas atividades diárias, sendo um profissional mais dedicado na compreensão do ser humano em sua totalidade, com carinho, atenção e os cuidados necessários que ele necessita seja na recepção do hospital, na medicação, na mesa de cirurgia ou em um ambiente de trabalho adequado, essas coisinhas que muitas vezes não damos mais tanta importância, mas que requer um cuidado e uma atenção maior, talvez aquele sorriso consolador, aquela atenção bem dada na realização de algum procedimento, a preocupação com o paciente, se está tomando todos os cuidados necessários com sua segurança e principalmente fazer com que o ser humano sinta-se valorizado e bem tratado. A Prefeitura de Conceição do Castelo por meio da Secretaria Municipal de Saúde parabeniza e agradece a tantos voluntários e doações feitos pela sociedade, esta parceria já deu certo e está sendo colocada em prática. Parabéns pela iniciativa e dedicação da AMUCC – Associação das Mulheres Unidas de Conceição do Castelo, a Associação das Voluntarias Pro-Hospital Nossa Senhora da Penha, a Igreja Católica Nossa Senhora da Penha, o comerciantes e pequenos empresários locais e Vereadores Municipais. Confira o balanço feito pela SMS – Secretaria Municipal de Saúde: • Reforma e pintura do Consultório Médico para atendimento (Serviços Voluntários) • Reforma e Pintura do Repouso Masculino (Serviços Voluntários) • Reforma e Pintura do Repouso feminino (Serviços Voluntários) • Aquisição de (01) Ambulância UTI Móvel • Aquisição de Kit Colar Cervical (PP/P/M/G/GG) • Pintura e Reforma da Pediatria • Reforma e Pintura do Recepção do Hospital Municipal (Serviços Voluntários) • Aquisição de mochilas para emergência adultas, pediátricas, kit parto, cilindro de oxigênio para remoção • Aquisição de carrinho de emergência • Aquisição de Desfibrilador Portátil, Aspirador Manual com aspa de desfibrilação e Bomba de Infusão • Doações de Brinquedos e Enfeites Infantis (Comércio Local) • Doações de Ventiladores de Teto e Abajur (Igreja Católica Nossa Senhora da Penha e Comércio Local) • Reforma do sofá e outros equipamentos (Associação das Voluntarias Pró-Hospital Nossa Senhora da Penha) • Doações de Serviços Internos e Materiais (feita pela Sociedade Local) • Equipamentos doados por Alguns Vereadores Municipais “A Secretaria Municipal de Saúde não divulgou os nomes dos voluntariados e colaboradores, pois não queríamos esquecer de nenhum de vocês, mas mesmo assim sabemos da importância de cada um, obrigado a todos! A Saúde Básica não é só um interessa do Poder Executivo mas também da comunidade em geral, atividades de promoção e prevenção de saúde por meio de ações voluntarias qualificam e faz a diferença no atendimento à população, fomentando e contribuindo significamente com o desenvolvimento humano da população em vulnerabilidade social”, acrescentou a Enfermeira e Chefe Ubiraciara Lessa Bravim. Para a Coordenadora da AMUCC, Lúcia Helena Machado, “esta atividade é interessante para conhecermos melhor a realidade que nos rodeia, sendo voluntário, você pode construir laços com diferentes pessoas; atentar para as condições de vida do outro e compartilhar saberes e ideias. A pessoa voluntária aprende com o outro, com novas experiências, novas visões de mundo. Ela começa, então, a compreender que existem outras problemáticas que não fazem exatamente parte do seu meio social, mas nem por isso deixam de existir. Finalizou pedindo a população. Você que tem vontade e quer fazer a diferença no município, venha fazer parte conosco nesta luta, seja um voluntário você também”.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Assessoria de Comunicação e Publicidade Fotos: Asscom P

Data de Publicação: sexta-feira, 09 de outubro de 2015