O Estudo do Caderno 03 foi concluído nesta quarta-feira pela Professoras Alfabetizadoras

Nesta quarta-feira, dia 07 de outubro as Professoras Alfabetizadoras concluíram o estudo do caderno 03 do PNAIC – Pacto nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, realizando leituras, debates e trabalhos em grupos. A ênfase do caderno continuou a ser a prática alfabetizadora, porém, detalhando mais a prática alfabetizadora em uma perspectiva interdisciplinar. Vale destacar que entendemos a alfabetização como um processo mais amplo que possibilita, além da inserção da criança no mundo da cultura escrita, a formação da consciência crítica e, desse modo, como uma prática que pode propiciar aprendizagens conectadas com a vida, com as necessidades, possibilidades e interesses das crianças” (DCNGEB, 2013, p. 26). Por isso, retomar a prática alfabetizadora numa perspectiva interdisciplinar é fundamental. Embora a temática da interdisciplinaridade seja recorrente, quando se pensa na operacionalização de práticas interdisciplinares na alfabetização, há estudos que mostram como isso tem sido complexo e como os professores sentem dificuldades para organizar o planejamento.
Precisamos refletir sobre a centralidade da leitura como eixo do trabalho interdisciplinar. É necessário observar que a leitura ainda vem sendo utilizada como pretexto. Quando temos o olhar para o trabalho com o texto – um olhar global. Este por seu turno, dialoga com outros textos sem os quais não existiria. Este continuam de textos que se relacionam entre si, pelos mesmos temas de que tratam, pelos diferentes pontos de vista que os orientam, pela sua coexistência numa mesma sociedade constitui nossa herança cultural (GERALDI, 1997). Os encontros serão retomado em 28/10 com estudos de outros cadernos do PACTO, sugeridos pelas Formadoras da UFES.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Assessoria de Comunicação e Publicidade Fotos: Asscom P

Data de Publicação: sexta-feira, 09 de outubro de 2015