04 de outubro Dia do Agente Comunitário de Saúde - Parabéns ACSs de Conceição do Castelo!!!

O Agente Comunitário de Saúde é a base da Estratégia de Saúde da Família. Sem o ACS não tem ESF. Ele está na linha de frente deste campo de batalha que é o cuidado com a saúde da população conceiçoense. No acolhimento, no cadastramento, na entrega do exame e no acompanhamento. É a base, sustenta todo o peso dos maus hábitos que fazem adoecer, sustenta o peso da miséria, das tragédias pessoais, do descaso ou do descuido. Não tem mais vida própria: sai na rua e vem um querendo o resultado do exame que não chegou; outro querendo remarcar uma consulta a qual ele esqueceu de comparecer. e é DOMINGO, dia do descanso! Isto quando não vão à sua casa, tarde da noite, querendo alívio para suas dores. É a base, mas não é chão: não foi feito para ser pisado; nem xingado, maltratado. Tem que ser respeitado. A vida não é fácil: se revolta com o sistema demorado e imperfeito, se entristece quando um paciente larga o tratamento de tuberculose no meio, chora quando morre um outro, papelada atrasada, computador travou, sistema fora do ar, mas nem tudo é tristeza, se alegra com o nascimento, com a cura de algum enfermo, com um copo de água oferecido numa visita domiciliar e quando alguém diz um simplesmente: Bom dia! - Por favor! - Obrigado! O agente do ACS fica mais motivado, perseverante e com bastante garra para seguir em frente na sua caminhada.
Mas são estas pequenas e fugazes alegrias que renovam suas forças e lhe fazem seguir com força e coragem, acalentando o acamado, dando esperança ao desesperançado, acolhendo o adoentado, sustentando o maltratado. É isto que faz a diferença e coloca você em um lugarzinho especial dentro dos nossos corações. Parabéns, são os votos da Prefeitura de Conceição do Castelo por meio Secretaria Municipal de Saúde para todos nossos servidores públicos que trabalham no ACS do município.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Assessoria de Comunicação e Publicidade Fotos: Asscom P

Data de Publicação: sexta-feira, 02 de outubro de 2015