Prefeito realizou reunião com secretários e chefes para análise e discussão da gestão

O Prefeito Municipal, Saulo Belisário juntamente com o Chefe da Controladoria do Município, Antelo Cardoso realizou uma reunião na última sexta-feira, 11, setembro com os secretários e chefes para discutir e analisar a real situação da gestão no ano de 2015. O Prefeito, Saulo iniciou a reunião agradecendo a presença dos funcionários das diversas secretarias, fez suas ponderações e logo após pediu a chefe de planejamento e projetos, Marileida Pinon que apresentasse a relação dos processos de Conceição do Castelo com pendência de transferência de recursos, as propostas cadastradas no SICONV com prioridade para o município, propostas para pactuação e obras com projetos de engenharia elaborados pelo município. Em seguida o Chefe da Controladoria, Antelo Cardoso falou da importância de serem apresentadas as questões da situação em que foi encontrada e que está acontecendo no município. Precisamos desta transparência dos recursos, receitas e despesas, pois sabemos que todas as prefeituras andam no arrocho devido à crise que encontra-se no Brasil. Tem que ser expostos não só para funcionários públicos com também para a população conceiçoense da real situação que Conceição do Castelo está passando no momento.
O Secretário Municipal de Finanças, Clécio Eduardo Viana apresentou a prestação de contas, onde a meta de arrecadação da Receita Corrente Líquida (RCL), dos meses de janeiro a agosto de 2015, onde foi estimada em R$ 22.209.933 e foi arrecadado o valor de R$ 21.003.059; a redução neste período foi de R$ 1.206.874. A RCL do mês 08/2015, relativamente teve uma redução de 2,73% em comparação ao mês 07/2015 (considerando a exclusão da receita extra orçamentária da venda de ingressos). A despesa de pessoal acumulada nos últimos doze meses totalizou 53,56% em relação à RCL do mesmo período. As medidas tomadas no mês junho e julho/2015 tinham o objetivo de manter o percentual de despesa de pessoal em relação à RCL abaixo do limite máximo de 54%, e este objetivo está sendo alcançado, porém, a queda acumulada de 5,43 no período da RCL preocupa o cumprimento da meta estabelecida e do percentual de pessoal. A previsão é encerrar o exercício de 2015 com despesa de pessoal em 52,82% da RCL. Em relação aos investimentos mínimos constitucionais em Educação e Saúde, o Município está cumprindo. Até o período foram investidos 25,66% em Educação; 74,83% do FUNDEB com despesa de salário do magistério (mínimo é de 60% do FUNDEB). Na Saúde foram investidos 20,44% (mínimo é de 15%). Apesar da queda na arrecadação o Município mantém em dia todos os pagamentos aos fornecedores e salários dos servidores. O Secretário de Finanças informou que tudo isso só é possível porque as despesas estão controladas para não gastar mais do que se arrecada, e tem a previsão de não atrasar, principalmente, o salário dos servidores municipais.
Saulo ainda acrescentou, falando dos serviços que poderão ser realizados em 2015, com exemplo dos mais importantes, o concurso público, reformas das escolas municipais, construção do Centro de Convivência Frei Alaor do Santos, Plano Municipal de Saneamento Básico, projetar e reformar todas as praças do município. E finalizou exemplificando as obras que estão andamentos, como: construção de quase 50 pontes de cimento (troca de perfil madeira para cimento), remodelação das calçadas da Avenida José Grilo e Harvey Vargas Grilo para maior acessibilidade, construção da quadra do Bairro Pedro Rigo e comunidade de Ribeirão de Santa Tereza, pavimentação do Morro do Cruzeiro e Bairro Larrieu, construção de fossas sépticas na comunidade de Monforte Frio e entre outras diversas obras acontecendo durante o ano de 2015.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Assessoria de Comunicação e Publicidade Fotos: Asscom P

Data de Publicação: terça-feira, 15 de setembro de 2015