SEMED realiza 8º encontro da Formação Continuada em Educação Especial

Foi realizado nesta segunda-feira, dia 14 de setembro, o oitavo encontro da Formação Continuada em Educação Especial promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Os professores contaram com a presença da Psicóloga Juzana Pinto Moreira e da Fonoaudióloga Sara Maretto, profissionais que atendem os alunos com Deficiência na Instituição Filantrópica do Município (APAE). As profissionais da saúde fizeram uma conversa bastante informal com os professores, esclarecendo dúvidas sobre o comportamento do aluno que se apresenta retraído ou tímido na sala de aula (com deficiência ou não), assim como, a melhor forma de promover a interação desses educandos com os colegas e a participação durante as atividades sem provocar constrangimento. Juzana esclareceu que devemos nos preocupar quando o aluno se isola completamente, independente do ambiente, e que apresenta baixo rendimento, enquanto Sara disse que na fonoaudiologia os principais casos que podem levar a esse retraimento ou timidez é a gagueira ou transtorno na fala. Nesses casos, é necessário o encaminhamento para realização da triagem pelo profissional competente e promover o tratamento adequado.
Esclareceram ainda, que esse comportamento tímido pode ser reflexo da educação familiar ou situações diversas vivenciadas pela criança ou adolescente, além do sentimento de exposição que qualquer indivíduo pode apresentar diante de uma situação. Mas, quando se tratar de uma timidez patológica o indivíduo necessita de tratamento para melhorar a autoestima e superar as dificuldades de interação. Segundo a Coordenadora da Educação Especial, Maria Rosania, essa parceria com os profissionais da Saúde e de outras áreas é importante para que possamos olhar o aluno como um Ser completo, alguém que além de aluno, possui uma família, uma vida social, uma religiosidade, uma cultura, enfim, todas as complexidades humanas. Dessa forma, não basta olharmos para o aluno como se ele chegasse à escola para adquirir os conhecimentos acadêmicos e deixasse no portão todas as situações vivenciadas no cotidiano.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Assessoria de Comunicação e Publicidade Fotos: Asscom P

Data de Publicação: terça-feira, 15 de setembro de 2015