Município recebe um kits com equipamentos de pesca visando crescimento da piscicultura local

Na última quarta-feira, 03, junho o município de Conceição do Castelo recebeu um kits com equipamentos de pesca que foram entregues pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). No total, foram 7 municípios contemplados, além de técnicos e escritórios locais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), totalizando 15 deles. Na ocasião, o presente foi dado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), com o objetivo de contribuir com as atividades visando mais qualidade. Os kits são compostos por um oximetro, um pHmertro (leia-se peagâmetro) e um GPS. Segundo a Coordenadora do Programa de Aquicultura e Pesca do Incaper, Lucimary Soromenho Ferri, o primeiro mede o oxigênio dissolvido na água, já que o ideal é que o oxigênio esteja entre 4 mg por litro – 2 mg por litro já é considerado um estado crítico para os peixes. “Com isso, o produtor vai poder medir a água e se precisar, pode renová-la a partir das entradas e saídas de sua represa”, ressaltou. Ela também contou que o pHmetro vai medir o ideal de potencial hidrogeniônico da água - que deve ser entre 6 a 8,5 - para que o pH da água não fique tão ácido, ou muito alcalino (elevado), podendo levar a morte dos peixes e por isso, é imprescindível que seja monitorado pelo produtor. O GPS irá monitorar as coordenadas da represa, estabelecendo os pontos, medindo a área dos viveiros e se localizar da melhor forma durante a produção. Para o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Válber de Vargas, “estes equipamentos com certeza irão beneficiar muito nossos piscicultores que terão condições de fazer um acompanhamento melhor da qualidade da água usada em seus tanques, tipo oxigênio, ph, e a temperatura da água, conseguindo com isto, o aumento da produção e menor perca de alevinos e peixes já adulto. Os piscicultores do nosso município, Cristiano Cola Rocha e Osvaldo Carvalho testemunharam a entrega dos equipamentos ao Prefeito Saulo Belisário, destacando a importância dos equipamentos para nosso município de Conceição do Castelo”. Para o Prefeito Saulo Belisário, o município de Conceição do Castelo é agrícola e, em momentos em que o café não está com o preço bom, existe uma necessidade do produtor rural, em diversificar as suas necessidades. “Eu entendo que a propriedade deve ser como uma empresa, ou seja, deve produzir um pouco de cada coisa e os novos equipamentos, sem dúvida, vão ajudar muito nosso município e os seus produtores rurais que estão entusiasmados em variar as suas atividades e aumentar a qualidade delas”, alertou.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES Assessoria de Comunicação e Publicidade Fotos: Asscom P

Data de Publicação: segunda-feira, 08 de junho de 2015