Cultivo do palmito pupunha melhora a renda de pequenos produtores e garante a preservação das nascentes no município

Cultura depende de irrigação, adubação e condições climáticas favoráveis. Palmito industrializado rende um lucro a mais para o produtor e ainda garante preservação das nascentes no município. Após a entrega de mais de 37 mil mudas de palmito pupunha aos produtores da região conceiçoense, feita diretamente pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Já podemos observar o comprometimento dos agricultores em realizar o plantio das mudas e o também o favorecimento em prol da recuperação e proteção das nascentes no município. O palmito pupunha ganha cada vez mais espaço nas terras de Conceição do Castelo. A cultura pode ser um bom negócio para as pequenas propriedades e o resultado tem agradado os agricultores. Pensa nisso, os agricultores da propriedade do Sr. Nilton Vargas localizada na comunidade de Cachoeira dos Vargas, aproveitando o tempo propício ao plantio e também já pensando na preservação de suas nascentes na propriedade, realizaram plantação das mudas de pupunha ao redor da nascente principal que abastece as casas dos moradores da propriedade. Para a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente as vantagens são grandes correlação ao plantio de palmito pupunha aqui na região, pois: - O primeiro corte é relativamente rápido (entre 18 e 24 meses após o plantio); - Brota facilmente, dispensando muitas vezes o trabalho do agricultor; - É um alimento natural, nutritivo e pouco calórico, bastante procurado no mercado; - Não estraga facilmente, podendo ser mantido em estoque durante um bom tempo; - É um produto ecológico, ou seja, é possível fazer o plantio sustentável; - Pode ser vendido em conserva, in natura ou minimamente, pois não escurece logo após ser cortado; - Possibilidade de corte o ano todo, gerando lucro aos produtores; - O manejo dispensa técnicas especiais e quase não apresenta pragas e doenças. Saiba mais sobre A pupunha é uma espécie de palmeira, típica da região amazônica, que tem sido cultivada por grandes e pequenos produtores rurais para fornecer palmito ao mercado alimentício. O comércio desse produto é bastante promissor, pois além das vantagens financeiras relacionadas à produção, ele é saudável e saboroso, tornando-se item de grande procura pelos consumidores. O palmito é bastante apreciado no Brasil e no exterior, cujos mercados encontram-se em constante expansão. Essa palmeira pode chegar a 20m em poucos anos, fato que permite sua comercialização também como planta ornamental.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz! Assessoria de Comunicação da PMCC

Data de Publicação: sexta-feira, 22 de maio de 2015