A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com as comunidades rurais entregou no final do mês de abril, mais 05 equipamentos constituídos de secador, despolpador e um torrefador com torrador de café para a comunidade de Monforte frio, Santo Antônio do Areião, Mata Fria, Duas pontes e também na comunidade de Posso Fundo. O objetivo é fortalecer e levar infraestrutura aos agricultores familiares conceiçoenses e ainda ampliar o acesso integrado e tecnológico para a inclusão social e produtiva no campo. A expectativa é que os equipamentos contribua para diversificação da produção e o crescimento, tornando-a integrada e sustentável. Proporcionando assim um Espírito Santo com desenvolvimento regionalmente mais equilibrado.
Mais qualidade A produção do café passa por diversas etapas e, após a colheita, a secagem dos grãos é de grande importância, tanto no aspecto de segurança alimentar como na qualidade do produto. Nos terreiros de secagem, o processo demora cerca de um mês. Já com uso de secadores mecânicos, dura em torno de dois dias. São equipamentos que custam um preço elevado para os agricultores, entre aquisição e instalação, o que o torna de difícil acesso para o pequeno produtor. Para o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Válber de Vargas, os secadores de café irão melhorar a qualidade final do produto. “Com os secadores de café vamos melhorar 100% a nossa produção. E também com este clima o café demora até 15 a 20 dias para secar dependendo da quantidade de café, com os secadores temos o nosso café seco em menos de 4 dias”, disse Valbinho.
>
PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz! Assessoria de Comunicação da PMCC
Data de Publicação: quarta-feira, 20 de maio de 2015