Campanha de vacinação contra gripe começou no dia 04 e segue até o dia 22 de maio em Conceição do Castelo

A vacina está disponível nas unidades de saúde do município. Quem ainda não foi vacinado, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. A campanha de vacinação contra a gripe em Conceição do Castelo começou no dia 4 de maio de 2015. A vacina está disponível nas Unidades da Saúde do município, segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Já no dia 9 de maio aconteceu a grande mobilização, onde foi realizada um ‘O Dia D’, com finalidade de intensificar a vacinação em toda população. A vacinação contra a gripe segue até o dia 22 de maio de 2015 e estará disponível para os seguintes grupos: • Pessoas acima de 60 anos • Portadores de doenças crônicas/comorbidades • Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias • Gestantes • Puérperas (até 45 dias após o parto) • Trabalhadores de saúde A meta é vacinar 100% de cada grupo destacado acima. Outra importante informação sobre a vacina é que, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus. Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose. Ao receberem a vacina pela primeira vez, crianças de 6 meses a 5 anos devem receber duas doses com intervalo de 30 dias entre elas. O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Medidas simples como lavar as mãos com frequência ajudam a evitar o contágio.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz! Assessoria de Comunicaçã

Data de Publicação: segunda-feira, 11 de maio de 2015