PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES - Link para página inicial

AMUCC e Associação do Moradores do Bairro Nicolau de Vargas e Silva realizaram audiência para discutir a Segurança Pública em Conceição do Castelo

A AMUCC – Associação do Mulheres Unidas de Conceição do Castelo juntamente com a Associação dos Moradores do Bairro Nicolau de Vargas e Silva realizaram nesta quinta-feira, 09, no Auditório da Unidade de Saúde Adila de Almeida a Audiência Pública para discutir a Segurança pública no município. De acordo com a AMUCC e Associação do Moradores do Bairro Nicolau de Vargas, a idéia de realizar a audiência surgiu após o número de reclamações da população a respeito de uso de drogas entre menores, crimes, assaltos e furtos na cidade ter aumentado. O evento reuniu moradores, comerciantes, representantes do Conselho Tutelar, Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, Ministério Público, Polícia Militar e Civil. Durante a audiência, a população pode contribuir com perguntas, sugerir mudanças e fizeram apontamentos sobre o tema. Os trabalhos foram presididos pela Coordenadora da AMUCC, Lucia da Silva Machado. Para a Coordenadora da AMUCC, população está amedrontada com os atos de violência, “nós não podemos permitir que a violência domine nossa cidade, não estamos procurando aqui culpados, nosso objetivo é debater junto com a comunidade e elaborar propostas que serão encaminhadas aos poderes Executivo, Judiciário e Ministério Público com intuito de buscar políticas públicas que de fato promova o bem a todos”, ressaltou Lúcia. Os moradores ressaltaram o alto índice de uso de drogas entre menores no centro do bairro, pediram mais vigilâncias durante a noite ao destacamento da polícia militar, criação leis municipais para com os menores infratores e usuários de drogas, criação de posto policial no bairro, câmera de segurança em pontos estratégicos e entre outros pedidos.
Foram discutidos a falta de efetivo, mas, garantiu que a polícia civil, mesmo com as dificuldades está operante no trabalho de investigação intuito de coibir as ações delituosas. Outro ponto destacado é a parceria das polícias civil e militar que tem autuado em conjunto para conseguir melhores resultados. Também houve questionamento do atual sistema dos estabelecimentos socioeducativos de internação de menores infratores, para muitos é necessária uma nova discussão nacional das leis voltadas para o adolescente infrator, uma vez que a sociedade convive com um sério problema que é a legislação para a punição para os menores que cometem atos infracionais de natureza grave. De acordo como a polícia militar, o contingente vem trabalhando para reduzir os índices de criminalidade, várias força tarefa com os serviços de blitz, cumprimento de mandado de prisão, e diversas outras ações no combate à criminalidade, segundo o comandante a corporação, mesmo com efetivo deficitário tem se empenhado, para garantir segurança à população. Os militares também lamentaram a legislação brasileira, segundo eles a legislação fraca e inoperante tem permitido que infratores continuem na prática de delitos.
Propostas da comunidade: • Implantação de Câmara de Segurança na Praça principal do Bairro Nicolau de Vargas e Silva • Articulação para o (aumento de efetivo, equipamentos e veículos para a PM); • Abertura do posto da Polícia Militar na Praça do Bairro Nicolau de Vargas e Silva; • Mais vigilâncias pelas autoridades locais; • Criação de uma Unidade de Batalhão da Polícia Militar no Município; • Entre várias outras reivindicações. Conforme o Prefeito Saulo Belisário, a proposta da audiência foi alcançada, uma vez que o objetivo de debater alternativas e sugerir soluções para melhorar a segurança na cidade que foram apontados pelos presentes. “Estamos empenhados para buscar soluções urgentes em melhoria de nova segurança pública, visto que é de fundamental importância para todos nós a redução dos índices de drogas e também a redução da criminalidade do município”, disse Saulo Belisário. A Coordenadora da AMUCC, Lucia da Silva Machado, garantiu que todas as propostas e questionamentos serão encaminhados para os órgãos competentes e estará atuante na cobrança pela efetivação das propostas. E finalizou agradecendo a participação de toda a comunidade e as autoridades que estiveram presentes.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO CASTELO ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz! Assessoria de

Data de Publicação: sexta-feira, 10 de abril de 2015

ACOMPANHE
A PREFEITURA
Receba novidades sobre
assuntos da Prefeitura
  • ouvidoria@conceicaodocastelo.es.gov.br
  • (28) 3547-1427
  • Atendimento ao Público
    De Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 13:00.
  • Endereço
    Av. José Grilo, nº 426 - Centro - CEP: 29370000

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.