Projeto Renascentes amplia cadastro de novas nascentes no Município

O projeto “Renascentes” criado pelas voluntárias, Ludmilla, Crislaine e Daniele em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Está sendo desenvolvido com o intuito de recuperar e preservar a mata atlântica, as encostas dos rios (o que garante uma disponibilidade maior de água) e o solo, além de criar uma parceria primordial entre município e produtores rurais. O trabalho de campo conta com a busca e diagnóstico de todas as nascentes disponíveis no município, com pouco volume de água, nascentes ativas e inativas que proporciona o trabalho de recuperação. A equipe está trabalhando muito nesta ação e fazendo a diferença. As voluntárias estão realizando as visitas técnicas nos finais de semana e ampliando o banco de cadastros das nascentes em todas as comunidades. Neste mês de março de 2015 foram feitas as visitas técnicas e o cadastramentos das nascentes na comunidade de Pinga Fogo, mais precisamente na propriedade rural do Sr. Eduardo Faé de Almeida. O Sr. Eduardo é um exemplo para todos no trabalho de recuperação e preservação de nascentes, acerca de três meses desenvolveu um projeto de filtragem natural da água de sua nascente no ponto de represa, retirando o aspecto turvo, tornando-a cristalina.
Outra visita importante aconteceu também na comunidade de Pinga Fogo, na propriedade de uma estrangeira da Suíça, Srª Gertrud Wuchner Kloos de 78 anos. Gertrud é formada em turismo e através de um grupo de Turismo Suíço, veio para o Brasil, conheceu o Estado do Espírito Santo e acabou se encantando e apaixonando pelas belezas do Município de Conceição do Castelo. Onde comprou uma propriedade a mais de 20 anos na comunidade e a 06 anos está definitivo morando em Conceição do Castelo. Sua propriedade é rodeada de água em abundância, mata atlântica preservada e vários animais nativos. Por meio da várias ações feita por Gertrud sua propriedade é também considerada uma referência em preservação de nascente e do meio ambiente.
Mais informações entrar em contato pelo telefone: (28) 3547 – 1962 (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) ou pelo e-mail: pmcc.agricultura@gmail.com

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO CASTELO ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz! Assessoria de

Data de Publicação: quarta-feira, 25 de março de 2015