Secretaria de Saúde alerta sobre aumento da doença Chikungunya no ES

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população conceiçoense sobre a introdução de uma doença chamada Chikungunya, que acaba de chegar ao Brasil, cujos sintomas são febre alta que dura de vários dias até duas semanas, dores articulares intensas e incapacitantes, aparecimentos de manchas vermelhas pelo corpo, que em crianças pode levar à lesões vesico-bolhosas, dor de cabeça, fadiga, náuseas, vômitos, dores musculares e conjuntivite. A Chikungunya é uma doença febril aguda, transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A doença pode ser aguda, subaguda ou crônica. Após a resolução da fase aguda, alguns pacientes desenvolvem sintomas prolongados que podem durar de várias semanas à vários meses. A preocupação se justifica porque no Brasil, já foram confirmados casos em vários Estados, incluindo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, que são vizinhos, fazem limite e também novos casos confirmados no Espírito Santo. E também levando em consideração que a doença é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue. A Secretaria pede a todos que tenham mais cuidado, não deixando água parada em recipiente, como: latas, vidros, sacolas, pneus e entre outros, pois estamos na estação do verão (período muito quente) e propício para a proliferação de vetores formadores do mosquito da dengue.

ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz! Assessoria de Comunicação - PMCC Postag

Data de Publicação: quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015