Secretaria Municipal de Educação promove estudo para professores sobre a Lei 10.639/03

Currículo e Afrodescendência: práticas e diálogos nos Anos Finais do Ensino Fundamental – esse foi o tema do estudo dos Professores nesta terça-feira dia 18/11 com o Professor/Doutorando da UFES Gustavo Henrique Araújo Forde, que contou com a participação de aproximadamente oitenta Professores, Pedagogos e Diretores. O objetivo da formação promovida pela secretaria Municipal de Educação de Conceição do Castelo é estudar práticas que contemplem a implementação da Lei 10.693/03 em nossas escolas e na oportunidade o palestrante abordou o currículo produzido no espaço escolar, bem como os saberes e fazeres afrodescendentes dentro das dimensões epistemológicas, políticas, ideológicas, estéticas e históricas. A Lei 10.639/03 propõe que ampliemos as histórias e qualquer plano de aula deve contemplar: contribuir para superar o conceito de cultura superior e cultura inferior; estimular os alunos à identificação e construção de uma justa imagem de si mesmos; tornar a educação para as relações étnico-raciais um tema pertinente e importante para a sociedade brasileira; promover práticas anti-racistas visando a sua superação no ambiente escolar; favorecer relações étnico-raciais positivas.
Nossa escola brasileira tem apresentado uma única história e aos estarmos habituados a esta história, a uma única África, o grande desafio é (re) humanizar a África, falando mais de ciência e tecnologia, para tentarmos sair de um “lugar periférico” e pontual afirma. Galeria de fotos:

ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz! Assessoria de Comunicação - PMCC Postag

Data de Publicação: quinta-feira, 20 de novembro de 2014