Técnicos da Prefeitura realizam vistoria do Rio Castelo por recomendações do Controle Interno e as ações de limpeza do leito é iniciada

A Prefeitura de Conceição do Castelo por recomendações do Departamento de Controle Interno e juntamente com a equipe técnica realizou nesta terça-feira, 04, novembro, o laudo de vistoria e levantamentos fotográficos do leito do Rio Castelo que corta a cidade conceiçoense de norte ao sul. Conforme a Controladoria, após vistos os levantamentos fotográficos, enviou para o Gabinete do Prefeito, um oficio. UCCI/PMCC Nº 037/2014, em razão da aproximação do período das chuvas e tendo em vista o enorme alagamento ocorrido em dezembro de 2013 na cidade de Conceição do Castelo, esse órgão constatou e chegou à conclusão de que é de emergencial a realização de limpeza do rio como medida de prevenção, resguardando a população de possíveis infortúnios com a chegada das chuvas e consequentemente grandes enchentes.
O assoreamento dos rios ocorre devido à deposição de material oriundo de erosão, ou por ação direta do homem como através do lixo doméstico, é um dos principais fatores responsáveis pelas enchentes e consequente risco a saúde das comunidades e ao meio ambiente. O desassoreamento consiste na retirada do fundo dos rios e canais, com o uso de máquinas, de todo tipo de lixo e detritos depositados, aumentando, desta forma, a vazão do fluxo de água. A limpeza dos rios também vai auxiliar na melhoria da qualidade da água no município.
O Prefeito Municipal, Saulo Belisário, visto da tamanha importância ao assunto, já iniciou as ações nesta terça-feira, 04, dezembro, a limpeza do leito do Rio Castelo. A equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos estará realizando a limpeza do rio que vem da Mata Fria e Indaiá, do Rio que vem do Ribeirão do Meio e do Rio que desce do Monforte Frio e São Bento das Pedras formando o Rio Castelo. Lembrando que a máquina escavadeira hidráulica (ponkan) que fará o serviço é de propriedade do Governo Municipal e ações serão feitas só na sede do município onde acontece pontos de possíveis alagamentos devido as grandes enchentes.

ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz! Assessoria de Comunicação - PMCC Postag

Data de Publicação: terça-feira, 04 de novembro de 2014