Agricultura e Meio Ambiente: Município participa de Seminário Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente esteve presente no Seminário Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos realizado em Vitória no Tribunal de Contas do Estado, na Enseada do Suá, 03 de setembro de 2014. Com a promulgação da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os Estados e Municípios passam a ter a obrigação de elaborar seus Planos de Resíduos Sólidos. Portanto, entidades diretamente comprometidas na orientação dos municípios para a elaboração dos documentos decidiram organizar o seminário com o objetivo de tornar o Estado um exemplo de boas práticas sustentáveis.
"Queremos contribuir para tornar o meio ambiente mais sustentável e incentivar a mobilização dos gestores para que tenhamos mais qualidade de vida para a nossa população", destacou o diretor-presidente da Aderes, Valdemar Fonseca. A lei contém instrumentos importantes no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. E neste intuito a equipe organizadora do seminário, apresentou um mini estande dos produtos que receberam materiais a base de reciclagem.
Em Venda Nova do Imigrante Aconteceu no dia (19) de setembro de 2014, onde secretários de Meio Ambiente e Assistência Social, técnicos de meio ambiente e vários outros gestores participaram do seminário sobre gestão de resíduos sólidos na cidade de Venda Nova do Imigrante, no Centro Cultural. Um dos objetivos do encontro foi orientar os gestores dos municípios para a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos, além da destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.
Na avaliação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através do secretário Válber de Vargas, o seminário teve saldo positivo. De acordo com ele, 70 municípios capixabas assinaram um termo no qual se comprometem a implantar, pelo menos, um núcleo de coleta seletiva até dezembro de 2015. Além da coleta seletiva, o documento prevê o estímulo a reciclagem e a implantação de um programa de educação ambiental. Esteve presente neste seminário a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do município de Conceição do Castelo.

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: segunda-feira, 06 de outubro de 2014