Conceição do Castelo recebe lançamentos de livros retratando parte de sua história

O Município de Conceição do Castelo recebeu na última sexta-feira, 22 de agosto de 2014 o lançamento dos livros: Tropas & Tropeiros “O transporte a lombo de burros em Conceição do Castelo” do escritor conceiçoense Armando Garbelotto e a Fazenda Santa Helena “Escravidão, Ilegitimidade e Poder” da escritora castelense Juliana Sabino Simonato. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura – SECULT. A “noite cultural” como foi chamado pelos escritores, aconteceu no Salão Paroquial Santa Rita de Cássia, Centro de Conceição do Castelo, e teve início às 19h00. A solenidade iniciou com a execução do Hino do Brasil e do Município, logo após houve a fala das autoridades e em seguida aconteceu o lançamento do livro Fazenda Santa Helena “Escravidão, Ilegitimidade e Poder” da escritora Juliana Sabino. Que contou um pouco dos passos e trajetória até a implantação da Fazenda Santa Helena no município de Conceição do Castelo.
O segundo lançamento foi do escritor conceiçoense Armando Garbelotto, que escreveu o livro: Tropas & Tropeiros “O transporte a lombo de burros em Conceição do Castelo”. O escritor fez questão de fazer a apresentação de seu livro com a chegada do burro areado com os balaios trazendo consigo os livros produzido pelo escritor. Armando contou sobre a história das tropas e tropeiros do município. Apresentou vários tropeiros locais e disse: “a criação deste livro para é para nossa terra natal, Conceição do Castelo. Cidade povoada e construída pelas tropas e tropeiros”. Ele fez questão de fazer o lançamento, com seus familiares, amigos e conterrâneos.
Os lançamentos foram como planejado e esperado com a presença das famílias, amigos e conterrâneos. Destaque foram para alguns tropeiros locais que contaram a sua composição para o autor Armando Garbelotto, emocionou a todos provocando aplausos em cada parte das histórias vivenciadas e apresentadas por eles. Aconteceu também a parte da seção de aquisição e autografo do livro, onde a venda foi tão boa que superou a expectativa para o livro Fazenda Santa Helena “Escravidão, Ilegitimidade e Poder” da escritora Juliana Sabino. O escritor Armando Garbelotto distribuiu seus exemplares gratuitamente para o público, mostrando assim a importância não só desde livro, mas de produções semelhantes que o povo possa se ver e se identificar. No final aconteceu um coquetel para os participantes de encerramento do evento.

ANEXOS:

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: quarta-feira, 27 de agosto de 2014