Aula de Capoeira incentiva o ensino na UMEI Brás Lacerda amigo

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Trabalho Assistência e Desenvolvimento Social juntamente com Secretaria municipal de educação firmou parceria com a UMEI Brás Lacerda Amigo. A UMEI Brás Lacerda amigo está recebendo aula de capoeira com o mestre Luciano Freitas (Capoeira Bahia Capixaba) todas as sextas-feiras na escola para as turmas de 4 e 5 anos matutino e vespertino. Em se tratar de capoeira na escola é importante, pois as aulas buscam apresentar como objetivo específico, identificar as características da capoeira enquanto manifestação cultural, apresentar a arte em movimento, dança e jogo e ainda o aluno compreende a história da capoeira, fundamentos, estilos, músicas e instrumentos surge com uma gama de possibilidades, como área do conhecimento em relação ao manifestação corporal, valorizando não apenas os elementos biológicos mas o aluno em sua totalidade.
Sabemos que essa arte é amparada pela lei 10.639/2003, onde estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais/cultura Afro- brasileira. E que de acordo com Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, “o movimento é um dos eixos temáticos necessário para o pleno desenvolvimento da cultura humana”. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. "Trabalhar Capoeira com crianças é antes de tudo não se esquecer do lúdico, através das brincadeiras elas desenvolvem suas capacidades, sua imaginação e constroem sua própria identidade (FREITAS, 2007). Assim, este projeto das aulas de Capoeira na UMEI Brás Lacerda Amigo vem proporcionando movimentações capazes de desenvolver a lateralidade, noção de tempo e espaço, coordenação motora, criatividade, conhecimento corporal e convivência em grupo. Portanto os benefícios físicos como os culturais desta prática são fundamentais para a formação do caráter do indivíduo que desde a infância vão adquirindo valores e gostos.

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: terça-feira, 26 de agosto de 2014