Bairros e comunidades rurais recebem pevis para implantação da coleta seletiva de resíduos secos e úmidos

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente iniciou neste mês de agosto, a instalação dos pevis para o depósito de resíduos secos e úmidos nos bairros do município, em destaque para o Bairro Boa Esperança (Sede do projeto) e comunidades rurais viabilizando assim, a implantação do projeto de coleta seletiva. A implantação deste programa dar-se, devido um conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável da ACRCC (Associação de Catadores de Resíduos de Conceição do Castelo). Conforme a Secretaria foram adquiridos 50 PEVis e terá destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes ambientais, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos no município de Conceição do Castelo. O programa de coleta coletiva de resíduos tem como incentivo à reciclagem e a redução dos resíduos sólidos lançados em aterros sanitários. Os programas referentes à coleta e tratamento de material reciclável têm se mostrado de fundamental importância tanto para a população quanto para o poder público. Além de preservar e recuperar o meio ambiente, com o recolhimento do lixo da cidade, a conscientização sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem gera empregos, mantém a cidade mais limpa e estimula a cidadania, visto que as pessoas passam a se preocupar com a separação do lixo produzido, resultando em um benefício geral.

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: quinta-feira, 14 de agosto de 2014