A CESAN realizou nesta segunda-feira (28) de julho, a reunião com o Ministério Público, Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, IDAF e alguns populares. Visando esclarecimento sobre possíveis causas dos odores no abastecimento de água no município. O Diretor Geral da Regional da Cesan, Sr. Martineli explicou sobre os novos estudos da bacia conceiçoense, apresentou alguns índices de mudanças e melhorias em outros municípios vizinhos e que podem ser implantados aqui em Conceição do Castelo, e por fim explicou a importância da conscientização dos grandes empreendedores que se localizam nas cabeceiras perto das nascentes, como no ramo de cafeicultura, suinocultura, agroprodutores de verduras e legumes e produtores de granitos e rochas ornamentais. No intuito de poluir menos ao meio ambiente e consequentemente melhorias dos lençóis freáticos. A Coordenadora da Cesan Regional, Lorena, realizou uma apresentação em slides sobre os problemas ocorridos na rede de abastecimento de água (com relação aos odores ou até mesmo possível contaminação por algum produto, pelo qual, sendo muito questionado pela população conceiçoense nos últimos dias). Lorena salientou que ocorre de fato uma descarga grande de material de espécie orgânica no final do mês de junho, mas que este material não é noviço a saúde humana com relação a contaminação ou causadores de doenças ou até mesmo formadores de bactérias ou protozoários.
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Lorena disse ainda que, as causas estão sendo estudas pelos técnicos da Cesan e até mesmo pelo órgãos ambientais do Estado, “o intuito agora é buscar os geradores do problema e as soluções imediatas para minimizar os problemas da rede de tratamento de agua em Conceição do Castelo”. Acrescentou ainda que para diminuir os cheiros desagradáveis (odores) que a população está sentindo quando necessita do uso da água. “A Cesan está usando uma tecnologia nova, com aplicação de carvão mineral em pó, onde esse mineral implica diretamente na causa geradora do mal cheiro e não tem contra indicação a saúde humana”. A Cesan comunica a população que para maiores esclarecimentos e dúvidas é só entra em contato pelo 115 (Tele Atendimento de Conceição do Castelo).
Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c
Data de Publicação: terça-feira, 29 de julho de 2014