1ª carga de resíduos sólidos separados nas comunidades e retirados do município para reciclagem

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com as comunidades estão realizando a coleta seletiva no interior e transportando-os até o depósito municipal geral para em seguida serem levados até uma empresa certificada e autorizada para reciclagem de resíduos sólidos. Visando uma alternativa para redução do volume de lixo a ser disposto em aterros ou lixões. A reciclagem permite a diminuição da quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais, ajudando a preservar alguns elementos da natureza no processo de reaproveitamento de materiais já transformados. O programa de coleta seletiva que está consolidando, vêm se traduzindo também não só no meio urbano mais também na zona rural. Campanhas educativas como esta, contribuem muito para mobilizar a comunidade, para sua participação efetiva e ativa na implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, separando os materiais recicláveis e/ou reutilizáveis diretamente na fonte de geração. Mas, cabe ressaltar o papel da sociedade em geral no desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental, que envolvem a todos nós, levando a idéia de que a reciclagem por si só não pode ser considerada a solução, mas que a mudança de hábitos e atitudes pode levar a sociedade a tomar medidas mais abrangentes, com ações que minimizem a quantidade de resíduos na própria fonte geradora, consumindo menos e reutilizando embalagens descartáveis, por exemplo. Desta forma, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente acredita neste processo educativo, e contínuo, que visa desenvolver uma filosofia de vida ética e moral, de maior harmonia e respeito com a natureza e entre os homens, propiciando conhecimentos e o exercício da cidadania para uma atuação crítica e consciente dos indivíduos e grupos.
ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz!

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: quinta-feira, 10 de julho de 2014