SEMED realiza o quarto e último encontro da Formação Continuada com os professores da Rede Municipal de Ensino de Conceição do Castelo

Aconteceu no último dia (10) de junho, o quarto e último encontro com os professores da Rede Municipal de Ensino onde foi trabalhado o tema: Crônica com a presença das Professoras Beatriz Fraga Soares e Adriana Silva de Oliveira. A formação teve duração de quarenta horas em caráter semipresencial no período de seis de maio a (10) de junho, com a participação de aproximadamente trinta professores, pedagogas e diretoras. A professora/formadora abordou o conceito de crônica – associada ao vocábulo “khrónos” (grego) ou “chronos” (latim), que significa “tempo”; “A crônica é frágil e íntima, uma relação pessoal. Como se fosse escrita para um leitor, como se só com ele o narrador pudesse se expor tanto. Conversam sobre o momento, cúmplices: nós vimos isto, não é, leitor? vivemos isto, não é? sentimos isto, não é? O narrador da crônica procura sensibilidades irmãs.” (Ivan Ângelo); A crônica “não tem a voz grossa da política, nem a voz indolente do poeta, nem a voz doutoral do crítico; tem uma pequena voz serena, leve e clara, com que conta aos seus amigos tudo o que andou ouvindo, perguntando, esmiuçando”. (Eça de Queirós); “[...] pega o miúdo e mostra nele uma grandeza, uma beleza ou uma singularidade insuspeitadas”. (Antônio Candido). “Crônica é um gênero de texto tão flexível que pode usar a ‘máscara’ de outros gêneros, como o conto, a dissertação, a memória, o ensaio ou a poesia, sem se confundir com nenhum deles. É leve, despretensiosa como uma conversa entre velhos amigos, e tem a capacidade de, por vezes, nos fazer enxergar coisas belas e grandiosas em pequenos detalhes do cotidiano que costumam passar despercebidos.” A crônica é um gênero híbrido que oscila entre a literatura e o jornalismo, resultado da visão pessoal, particular, subjetiva do cronista ante um fato qualquer, colhido no noticiário do jornal ou no cotidiano. É uma produção curta, apressada (geralmente o cronista escreve para o jornal alguns dias da semana, ou tem uma coluna diária), redigida numa linguagem descompromissada, coloquial, muito próxima do leitor. Quase sempre explora a humor; mas às vezes diz coisas sérias por meio de uma aparente conversa – fiada. Noutras, despretensiosamente faz poesia da coisa mais banal e insignificante. Registrando o circunstancial do nosso cotidiano mais simples, acrescentando, aqui e ali, fortes doses de humor, sensibilidade, ironia, crítica e poesia, o cronista, com graça e leveza, proporciona ao leitor uma visão mais abrangente que vai muito além do fato; mostra –lhe, de outros ângulos, o sinal de vida que diariamente deixamos escapar. Abordou-se também as características da Crônica: Ligada à vida cotidiana; Recorte episódico, trivial; “Olhar agudo, atento e sensível sobre a realidade; Linguagem coloquial, despojada; Narrativa intimista; Síntese; Uso do fato como meio ou pretexto para o escritor exercer seu estilo e criatividade; Dose de lirismo; Leveza; Diz coisas sérias por meio de uma aparente conversa fiada; Uso do humor; Brevidade; É um fato moderno: está sujeita à rápida transformação e à fugacidade da vida moderna. As crônicas brasileiras são bastantes diferentes das que circulam em outros países. Neles, são registros objetivos e sintéticos, comentários sobre pequenos acontecimentos e não costumam expressar sentimentos pessoais do autor. Os cronistas brasileiros exprimem vivências e sentimentos próprios do universo cultural do país, afirma a professora/formadora Beatriz Fraga Soares. “Nossos encontros presenciais foram concluídos, agora é dar continuidade aos trabalhos de sala de aula e aplicar cada vez mais a teoria estudada com os alunos, salienta a Coordenadora Silvana Martins de Carvalho.
ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz!

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: sexta-feira, 20 de junho de 2014