UMEF Prof° Edson Altoé realizou jogos em sala de aula através dos estudos do PNAIC

A discussão sobre a importância dos jogos no ensino da Matemática vem se concretizando, aos encontros do PNAIC, pois as crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução baseada em elucidações próprias, é o que os alunos do segundo ano A da professora Ketherynne Oliveira Follis, vem realizando com os alunos da escola UMEF Professor “Edson Altoé”. A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, a Matemática se torna um problema para eles. Os professores municipais de 1º ao 3º anos da rede municipal, puderam estudar com a coordenadora: Regilaine Daré dos Santos e Tutora: Inês Aparecida Fiorido de Mello, no caderno 3 a importância de jogos no estudo da matemática.
A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, busca a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser interessante, desafiador. A ideia principal é não deixar o estudante participar da atividade de qualquer jeito, devemos traçar objetivos a serem cumpridos, metas a alcançar, regras gerais que deverão ser cumpridas.
O aluno não pode encarar o jogo como uma parte da aula em que não irá fazer uma atividade escrita ou não precisará prestar atenção no professor, promovendo assim uma conduta de indisciplina e desordem, mas precisa ser conscientizado de que aquele momento é importante para sua formação, pois ele usará de seus conhecimentos e suas experiências para participar, argumentar, propor soluções na busca de chegar aos resultados esperados pelo orientador, porque o jogo pode não ter uma resposta única, mas várias, devemos respeitar as inúmeras respostas, desde que não fujam do propósito. ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz!

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: segunda-feira, 16 de junho de 2014