UMEF Santo Antônio iniciou o projeto feira medieval

A UMEF Santo Antônio iniciou neste mês de junho o com alunos o projeto feira medieval. A importância do projeto se dar devido a aprendizagem dos alunos, em fazer as finanças e as vendas dos produtos, destaca-se também a interatividade e a socialização das turmas. A secretaria da UMEF Santo Antônio informa que o projeto tem duração de 01 meses e está aberto à visitação 02 vezes por semana (as quartas-feiras e sextas-feiras) no horário do recreio. E ainda as escolas municipais interessadas em conhecer o projeto devem entra em contato com direção da UMEF Santo Antônio para marcar uma data para visitação. HISTÓRICO A partir do renascimento comercial e urbano no século XI, começou na Europa uma transformação na economia, na vida social e principalmente na paisagem urbana. O artesanato se constituiu como principal meio de produção de mercadorias. As feiras, criadas pelos mercadores, destacaram-se como importantes entrepostos comerciais e como centro do desenvolvimento urbano. Os mercadores, principais responsáveis pelas atividades comerciais, deslocavam-se de uma região para outra negociando suas mercadorias. Foram eles que exerceram inicialmente as atividades bancárias, transformando-se em ricos e poderosos homens. As atividades comerciais desenvolvidas pelos mercadores eram realizadas quase sempre nas cercanias das cidades, muitas vezes nas beiras de estradas. As feiras eram geralmente realizadas nos burgos (núcleos populacionais que surgiram nas cercanias dos castelos). Nessa época, os núcleos urbanos se ampliaram e novos muros foram construídos para abrigar a expansão urbana e para proteger as atividades comerciais que eram realizadas nos burgos, centro da vida social européia. As principais feiras ficavam nas regiões do Champagnha, na França, na atual Itália (Gênova e Veneza) e em Flandres (atual Bélgica). Inicialmente as feiras exerciam atividades comerciais mais locais, mas com o passar do tempo elas se tornaram amplos espaços de negócios, recebendo e comercializando produtos de diferentes regiões da Europa, África e Ásia.
O desenvolvimento das atividades comerciais nas feiras foi fundamental para a introdução da moeda como base de troca (compra e venda) de mercadorias. Como as feiras passaram a exercer o intercâmbio entre os diferentes lugares do continente europeu e do mundo, diferentes moedas eram utilizadas nas negociações. A partir de tal momento surgiu uma nova atividade proporcionada pelo comércio das feiras: os cambistas, comerciantes que se especializaram na troca de diferentes moedas. Eles exerceram importante papel para o desenvolvimento comercial, pois os bancos e banqueiros surgiram a partir dessa atividade cambista de troca de moedas. Criaram-se novos sistemas de pagamentos, como letras de feira e letras de câmbio. Com a internacionalização das atividades comerciais que as feiras propiciaram, iniciou-se o desenvolvimento de um novo sistema de administração comercial, que utilizava taxas de juros e métodos matemáticos, como o sistema decimal. Essas inovações levaram a uma racionalização das atividades comerciais e foram fundamentais para o início do sistema capitalista racional: as taxas, os juros, o capital, os bancos e os lucros. *Para aprofundar o conteúdo trabalhado em sala de aula, foi organizado a uma feira da seguinte forma: -Acontecerá duas vezes por semana (quarta e sexta-feira) no horário do recreio. -A turma será divida em quatro grupos, onde um de cada equipe ficará responsável pelo caixa durante sua semana. -O dinheiro arrecadado ficará na escola, com o termino das feiras a turma dará um destino ao mesmo conforme as possibilidades. - As mercadorias vendidas deverão ser naturais o artesanais. -A feira vai acontecerá no período de um mês, podendo ser prorrogada. *Com essa atividade pretende-se trabalhar com os alunos as disciplinas de: História com o conhecimento especifico; Matemática com os cálculos, troco; Educação física com o cooperativismo; Língua portuguesa com as estratégias de venda, propaganda etc.
ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz!

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: segunda-feira, 16 de junho de 2014