Funcionários da Saúde recebem capacitação através do projeto caminhos do cuidado

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Técnicos de enfermagem de Unidades Básicas de Saúde e da Estratégica Familiar (ESF), iniciaram no dia 25 (abril) a capacitação dos funcionários através do Curso de Formação em Saúde Mental. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a capacitação teve duração de (01) mês e integra o projeto caminhos do cuidado em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. O curso ocorreu na unidade saúde de família Adila de Almeida (Bairro Nicolau de Vargas e Silva), e terminou no dia 23 de maio. O trabalho consiste na formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde e da família – saúde mental com ênfase no combate ao crack, álcool e outras drogas. Um vez capacitados, os profissionais ajuda a melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de atenção básica à saúde.
O curso ofereceu um conjunto de estratégicas e conhecimentos, que possibilitou aos agentes comunitários de saúde (ACSs) e auxiliares e técnicos de enfermagem (ATENFs) em saúde mental, acolher e cuidar do usuário de forma integral. Ainda na rede de atenção psicossocial com vistas na produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania. Buscando assim uma preocupação maior com relação as questões das drogas e a construção de um mundo melhor e de paz. A base do curso requer a política do Ministério da Saúde de Atenção Básica Integral e o cuidado com as pessoas que fazem o uso prejudicial de drogas, norteados pela redução de danos aos usuários.
ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz!

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: terça-feira, 10 de junho de 2014