“Poesia: reinvenção da palavra e do mundo” é tema do 2º encontro da Formação Continuada

Aconteceu nesta terça-feira (20) de maio, o segundo encontro da formação continuada com os professores da Rede Municipal de Ensino em Preparação às Olimpíadas de Língua Portuguesa. O assunto abordado foi “Poesia: reinvenção da palavra e do mundo”, e a Professora Formadora Beatriz Fraga Soares trabalhou com as cursistas muitas sugestões de trabalhos com poesia em sala de aula, citou vários sites de pesquisa para o professor dinamizar suas aulas enriquecer seus conhecimentos e ainda a diferença entre poema e poesia. As Unidades Escolares Municipais receberam também nesta terça-feira a Coleção para aprimorar a prática didática. A coleção apresenta uma metodologia baseada em sequências didáticas, que permitem os professores aplicar o conteúdo em sala de aula. A coleção é composta de quatro pastas, uma para cada gênero textual, que propõem práticas de leitura, produção e análise de textos. Neste kit há um caderno de orientação do professor, uma coletânea de dez exemplares com textos literários e um CD-Rom com recursos visuais e digitais que enriquecem e ampliam a análise dos conteúdos, além de jogos interativos, que auxiliam os profissionais a tornar as aulas mais dinâmicas.
Com esse material, os professores são preparados para orientar os alunos a escrever sobre o lugar onde vivem com base nos gêneros: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião. O tema foi escolhido com o propósito de dar voz aos alunos, possibilitando que eles façam uma reflexão sobre a sua relação com a família, com a comunidade e com a escola, além de valorizar a cultura local. “Todo nosso trabalho em sala de aula é para formar leitores proficientes, seres humanos que tenham uma cultura geral, empatia e que desenvolvam o gosto pela leitura. E nesse contexto, nós professores precisamos gostar de ler e de escrever para poder transmitir isso aos nossos alunos”, afirma a coordenadora Silvana Martins de Carvalho.
ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz!

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: quarta-feira, 21 de maio de 2014