Alunos da UMEF Mata Fria apresenta o projeto “Tráfico Humano”

A UMEF “Mata Fria”, iniciou o trabalho interdisciplinar com tema da campanha da fraternidade 2014 “Fraternidade e Tráfico Humano”, cujo lema será: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. A situação do tráfico humano no país e no mundo é alarmante: a Organização Internacional do Trabalho (OIT) atenta para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual. De acordo com o site da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes – psicologicamente e de recursos. Considerando a importância e a recorrência do tema no currículo escolar, os professores se reuniram e selecionaram alguns textos pertinentes à Campanha da Fraternidade a fim de oferecer informações que sirvam como suporte para o desenvolvimento do trabalho de conscientização em sala de aula, dando ênfase a importância de se desenvolver questões da atualidade com os educandos.
Esse trabalho foi realizado pelos alunos do 4º e 5º ano fundamental I com a professora Ana Paula e fundamental II nas disciplinas de história e geografia com as professoras Rosileide e Esmênia. Quando o professor desenvolve essa tipo de atividade ele estimula o aluno a acompanhar fatos relacionados a esse assunto e até mesmo outros notícias enriquecendo assim o conteúdo ministrado em sala de aula, tornando o ambiente escolar local de descobertas e um ótimo atrativo para a aprendizagem. Dessa forma pode se trabalhar a interdisciplinaridade envolvendo assunto do dia-a-dia, e aproveitando as opiniões e questionamentos de todos que estão envolvidos na proposta de trabalho. Para finalizar esse trabalho que ocorreu por meio de textos informativos, imagens, questionamentos relacionados ao tema tráfico humanos, os alunos representaram por desenhos, pequenos textos, que foram recolhidos e colocados em exposição para que todos os demais alunos e professores e comunidade em geral pudesse apreciar o trabalho desenvolvido pelos educando.
ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz!

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: terça-feira, 06 de maio de 2014