Alunos da UMEF “Santa Luzia” receberam palestra direcionada sobre Agrotóxicos

A UMEF “Santa Luzia” do Município de Conceição do Castelo está desenvolvendo um projeto sobre o Meio Ambiente direcionado pela Secretaria Municipal de Educação com o tema: LIXO RURAL. Aproximadamente 60 alunos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental, participaram da palestra do Idaf. Dando início ao referido Projeto, o Técnico do IDAF Teófilo Mareto, realizou no dia 24 de Abril de 2014 uma palestra no turno matutino para os alunos do Fundamental II abordando o assunto Agrotóxico e suas embalagens com objetivo de orientar os educandos para os riscos que o produto oferece ao ser humano e a natureza e quais as medidas de proteção recomendadas. Como estratégia utilizou: ►Vídeo de desenho animado retratando as pragas nas lavouras e o mau uso do agrotóxico; ►Embalagens de agrotóxicos vazias, enfocando que não podem ser reutilizadas pelo agricultor e ou por qualquer outra pessoa e sim, serem lavadas, furadas e devolvidas aos postos de coleta; ►Slides no decorrer da palestra; ►Xerox sobre o que é charge para os alunos criarem uma charge com o tema: EMBALAGEM VAZIA DE AGROTÓXICO E MEIO AMBIENTE. "Acho importante inserir essa discussão, sobretudo nas unidades da zona rural, uma vez que esta é a realidade de muitas famílias, que utilizam agrotóxicos em suas lavouras. É fundamental conscientizar quanto aos cuidados necessários com as embalagens vazias, evitando que elas sejam utilizadas para armazenamento de água ou grãos, por exemplo, ou ainda que sejam descartadas de forma indevida", orienta Teófilo.
A diretora da escola, Maria Cândida, enfatizou a importância dessa parceria do Idaf com a instituição. "A palestra foi de suma importância para a aprendizagem dos alunos e professores, sendo de fácil entendimento e bastante agradável. Diante dessa ação, percebemos a necessidade da parceria do Idaf com as instituições de ensino, contribuindo para mais conhecimento nessa área", disse. A palestra foi de suma importância para a aprendizagem dos alunos e professores, sendo de fácil entendimento e agradável. Diante desse acontecimento, percebeu-se a necessidade da parceria do IDAF com a Educação, contribuindo assim para maiores conhecimentos sobre o Meio Ambiente.
Embalagens de agrotóxicos As embalagens vazias de agrotóxicos, quando deixadas no campo após o uso, podem acarretar prejuízos à saúde e ao meio ambiente, já que os resíduos de agrotóxicos podem contaminar os solos e os recursos hídricos, assim como provocar intoxicações nos seres humanos e animais. As embalagens devem ser preparadas para devolução e entregues em uma unidade de recebimento (lojas, postos ou centrais de recebimento) de acordo com as orientações da nota fiscal. O prazo para devolução é de um ano após a compra. O Idaf é o órgão responsável no Espírito Santo por fiscalizar os agrotóxicos, disciplinando seu uso, comércio e armazenamento. Fonte: Rádio FMZ “Estudantes de Conceição do Castelo aprendem sobre cuidados com agrotóxicos.”
ADM.: Construir um município melhor, é a gente que faz!

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: sexta-feira, 02 de maio de 2014