Prefeitura de Conceição do Castelo recebe motoniveladora e caminhão caçamba truck pelo PAC2

O Prefeito de Conceição do Castelo, Saulo Belisário, acompanhado do funcionários públicos, Djalma Salve e Vitório Cabral esteve na segunda-feira, 31 de março, na cidade de Cariacica, quando participou da cerimônia de entrega de equipamentos do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Essa entrega foi promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Governo do Estado. Conceição do Castelo foi contemplada com um caminhão caçamba truck e também com uma motoniveladora. Esses dois equipamentos foram entregues à Prefeitura Municipal nesta segunda-feira, 31 de março. Eles se somam a uma retroescavadeira, recebida pelo município, também através do PAC2, no mês de fevereiro do ano passado. De acordo com o Ministério, os veículos serão utilizados na construção e conservação das estradas vicinais — que ligam o campo aos municípios e por onde passa a produção dos agricultores familiares. O caminhão basculante que passa a fazer parte da frota municipal é do tipo 6 por 4, trucado e traçado, da marca Mercedes Benz. O caminhão é modelo "Atron 2729 K", com 286 cavalos de potência. Já a nova motoniveladora recebida pela administração municipal é da marca Caterpillar, é utilizada para nivelamento e escarificações. A largura da lâmina é de 3.658m, com profundidade máxima de corte de 775 mm. A combinação do design com seus sistemas tecnológicos simplifica a manutenção da máquina. Com os sistemas de segurança ROPS e FOPS, a cabine garante total conforto e segurança ao operário. O motor modelo Caterpillar C7 Acert, de potência variável (VHP) entre 138 hp e 158 hp, possui cilindradas de 7.2 L. O peso máximo do veículo é de 16.781 kg. A cabine é fechada, com ar-condicionado, tendo certificação contra capotagem e contra queda de materiais.
Segundo o delegado do MDA no Estado, Josean Vieira, os equipamentos vão auxiliar no desenvolvimento da agricultura familiar no estado e facilitar o acesso à cidadania. “As estradas vicinais são importantes, pois é por elas que os alimentos produzidos pela agricultura familiar são escoados. Além disso, é por essas vias que se faz o transporte de crianças para as escolas”, conta. De acordo com o Prefeito Saulo Belisário, a obtenção desses novos equipamentos vai auxiliar significativamente os trabalhos desenvolvidos no município e permitirão uma agilização em várias ações executadas pela administração. "Temos várias frentes de trabalho, contamos com uma grande extensão de estradas rurais e, com certeza, esses equipamentos vão contribuir bastante para que possamos melhorar o atendimento das demandas existentes”, disse. “E ainda o bom uso desses novos equipamentos através dos nossos operadores, lembrando que os nossos operadores; Djalma Salve, Nilton de Vargas, Vitorio Cabral e Élcio de Lázaro foram capacitados há alguns meses atrás e receberam uma exigência do curso para a não utilização dos maquinários adquiridos pelo PAC2 em uso de serviços particulares. O Programa do MDA e o Município espera dos operadores muita dedicação, compromisso e zelo, visando mais trabalho e melhorias das nossas estradas vicinais”, disse Saulo Belisário. Entre os objetivos do PAC2 destacam-se: água tratada no campo e na cidade; ampliação da agricultura irrigada; revitalização de bacias hidrográficas; ampliação do acesso à habitação; expansão das malhas rodoviária e ferroviária e sua integração com portos, hidrovias e aeroportos; e conservação das estradas vicinais, importantes para o escoamento da produção e para a segurança do tráfego nos pequenos municípios. As ações do MDA, responsável pela operacionalização do PAC2 equipamentos, incluem dotar as administrações municipais de meios para abertura, recuperação, readequação e conservação de estradas vicinais na zona rural de municípios com predominância de agricultores familiares e para mitigação dos efeitos da seca nas regiões do semiárido. Os resultados esperados são: melhorias no escoamento da produção principalmente dos agricultores familiares durante as épocas de chuvas e de secas, melhorias no transporte escolar, redução de erosão de terra e da degradação do meio ambiente, incremento do turismo rural e do acesso à água, principalmente nos municípios em situação emergencial de seca. A Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo agradece ao Governo Federal através do MDA e também ao Governo do Estado pelas novas aquisições recebidas em parceria com o programa do PAC2.

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: quarta-feira, 02 de abril de 2014