Vacinação contra o HPV atinge 95,08% da meta em Conceição do Castelo

A campanha de vacinação contra o HPV em Conceição do Castelo completa 21 dias e conseguiu imunizar até agora 95,08% das adolescentes com idades entre 11 e 13 anos, informou a Secretaria Municipal de Saúde. O HPV é o principal causador de câncer de colo de útero. Segundo a Secretaria, a meta é vacinar 100% de todas as adolescentes nessa faixa etária, ou seja, cerca de 300 adolescentes já receberam a vacina. A campanha segue até o dia 10 de abril, data estipulada para o término da campanha. A vacinação começou dia 10 de março e é realizada no país inteiro. A vacina é aplicada de graça no Posto de Saúde de Conceição do Castelo, das 07h às 16h, de segunda à sexta-feira. A Secretaria informa ainda que as adolescentes que não receberam a vacina contra o HPV devem procurar o Posto de Saúde para receber a dose, pois a vacinação vai até o dia 10 de abril. Confira os dados da campanha no município: • Adolescentes de 11 anos = 83 vacinadas • Adolescentes de 12 anos = 95 vacinadas • Adolescentes de 13 anos = 112 vacinadas Total de 290 adolescentes vacinadas A campanha será dividida em três etapas: a primeira fase é desenvolvida este ano de 2014 e abrange adolescentes de 11 a 13 anos. No ano que vem a segunda fase pretende vacinar adolescentes de 9 até 11 anos . A terceira etapa será desenvolvida no ano seguinte para adolescente que completarem 9 anos. O vírus HPV é transmitido pelo contato sexual e está ligado a quase todos os casos de câncer do colo de útero. Esse tipo de câncer tem a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e o de cólon e reto. As adolescentes da cidade receberam uma carta com orientações da vacina, locais de atendimento e contato para tirar dúvidas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os registros ocorridos após a vacinação foram leves e esperados, não havendo registro de nenhum evento grave.

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: segunda-feira, 31 de março de 2014