Prefeitura realiza reunião para viabilidade de criação da Escola Família Agrícola no município

O Prefeito Municipal Saulo Belisário reuniu-se no dia 22 de março com o representante do MEPS, Edval Petri; e o Superintendente do MEPS, Idalgiso José M; juntamente com os secretários municipais, da Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Ação Social, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Finanças, Administração, Planejamento, Vice-Prefeito, Eduardo Destefani; Chefe de Gabinete e o Vereador Carlim Ambrosim para discutirem a viabilidade de criação da Escola Família Agrícola no município. A reunião teve o objetivo de viabilidade e implantação da Escola Família Agrícola na comunidade de Santa Luzia, onde foram discutidos vários pontos, entre um deles a criação de comissão através da portaria, nomeando membros para compor a Comissão Organizadora na elaboração do projeto para criação da Escola Família Agrícola, buscando integralizar a escola, família e a sociedade. A Escola Família Agrícola é uma iniciativa da Administração em solucionar dois problemas, relacionados às questões do ensino regular direcionado para as atividades urbanas, que levava os adolescentes campesinos a repudiar a terra, e também à necessidade de fazer chegar ao campo o desenvolvimento tecnológico.
Nessa escola os educandos estudam a leitura, a escrita, a matemática, a tecnologia e também aprendem a trabalhar com a terra, com as plantas, os animais e a conviver e se interagir com a realidade agrícola. Em suas casas, ensinam os pais a utilizarem as novas tecnologias e a maneira mais adequada de lidar com a realidade do campo. Com a Pedagogia da Alternância há a possibilidade do sujeito da aprendizagem incorporar-se na comunidade, estimular a sua conscientização política e se valorizar como ser humano, sem perder de vista as suas relações com a cidade. Os filhos de agricultores após a conclusão dos estudos regressam às propriedades rurais e aplicam a contribuição dos conhecimentos construídos, dando continuidade e melhoramento na produção agrícola. Esse procedimento pedagógico permite a profissionalização do educando combatendo o êxodo rural. Confira aqui mais fotos:

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: quarta-feira, 26 de março de 2014