Educação ganha reforço: Escolas recebem livros para formação de bibliotecas

Nesta quarta-feira (19) de março, a Secretaria Municipal de Educação recebeu em média 8.318 livros da Literatura para formação das bibliotecas nas Escolas Municipais de Conceição do Castelo, sendo tudo subsidiado e licitado com recursos próprios através da Prefeitura Municipal. Foram adquiridas (09) bibliotecas da educação Infantil com uma média de (2718) livros, (10) bibliotecas do Ensino Fundamental I com uma média de (3200) livras e (08) bibliotecas Infanto-Juvenil com uma média de (2400) livros. Distribuídas para as seguintes Unidades de Ensino: UMEF Elisa Paiva UMEF Santa Luzia UMEF Santo Antonio UMEF Antonio Azeredo Coutinho UMEF José Feriane UMEF Antonio Padoani UMEF Alto Monforte UMEF Mata Fria UMEF Edson Altoé UMEI H.L. Lorentzen UMEI Vovó Clara UMEI Natalina Padoani UMEI Brás Lacerda Amigo
Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Existem diversos fatores que influenciam o interesse pela leitura. De acordo com Bamberguerd (2000) a criança que lê com maior desenvoltura se interessa pela leitura e aprende mais facilmente, neste sentido, a criança interessada em aprender se transforma num leitor capaz. Sendo assim, pode-se dizer que a capacidade de ler está intimamente ligada a motivação. Infelizmente são poucos os pais que se dedicam efetivamente em estimular esta capacidade nos seus filhos. Outro fator que contribui positivamente em relação à leitura é a influência do professor. Nesta perspectiva, cabe ao professor desempenhar um importante papel: o de ensinar a criança a ler e a gostar de ler. Professores que oferecem pequenas doses diárias de leitura agradável, sem forçar, mas com naturalidade, desenvolverão na criança um hábito que poderá acompanhá-la pela vida afora. Para desenvolver um programa de leitura equilibrado, que integre os conteúdos relacionados ao currículo escolar e ofereça uma certa variedade de livros de literatura como contos, fábulas e poesias, é preciso que o professor observe a idade cronológica da criança e principalmente o estágio de desenvolvimento de leitura em que ela se encontra. De acordo com Sandroni & Machado (1998, p.23) “o equilíbrio de um programa de leitura depende muito mais do bom senso e da habilidade do professor que de uma hipotética e inexistente classe homogênea”.
Assim, as condições necessárias ao desenvolvimento de hábitos positivos de leitura, incluem oportunidades para ler de todas as formas possíveis. Freqüentar livrarias, feiras de livros e bibliotecas são excelentes sugestões para tornar permanente o hábito de leitura. Confira em anexo os títulos e a quantidade de livros que cada biblioteca adquiriu.

ANEXOS:

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: quinta-feira, 20 de março de 2014