Professor de Conceição do Castelo desenvolve atividades diferenciadas no Programa Agrinho

O Professor Sebastião Thezolin da UMEF Elisa Paiva trabalhou no período de agosto a outubro atividades diferenciadas com a sétima série do turno vespertino dentro do Programa Agrinho abordando o tema: Preconceito e Discriminação nas Relações e como subtema: O papel da escola no processo de desconstrução de ideologias preconceituosas. O Programa Agrinho teve seu início em 1995 quando foram desenvolvidos a proposta pedagógica que tinha por essência os "temas transversais" e o primeiro material para alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Em 2007, o Programa completa 12 anos de trabalhos no Paraná, o material do aluno recebe outra estruturação, passando a ser organizado por série e não mais por temas, e o material do professor é composto por dois livros. O público é ampliando, além das escolas da rede pública de ensino, este ano, estaremos trabalhando com a rede particular de ensino, tendo a proposta pedagógica baseada na interdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. O município de Conceição do Castelo fez adesão ao Programa há aproximadamente uns oito anos e de lá para cá muitos professores de todas as Unidades Municipais de Ensino, tem demonstrado interesse em participar com excelentes projetos, inclusive com várias premiações. Foram desenvolvidas várias atividades como pesquisas, entrevistas e tabulação dos dados, dramatizações, apresentações de estudos dirigidos, testes com bonecas brancas e pretas e interessantes depoimentos de pessoas que já sofreram algum tipo de preconceito, dentre outras. “A experiência de trabalhar esse tema com os alunos foi incrível. Podemos perceber que muitas ideologias precisam ser desconstruídas principalmente na escola e acredito que esse é nosso papel enquanto educador, professor e cidadão!”, comenta o professor Sebastião Thezolin.

Assessoria de Comunicação - PMCC Postagem por Paulo Moraes Demartin Email: paulo.pmcc@gmail.c

Data de Publicação: quarta-feira, 16 de outubro de 2013